POLÍTICA HABITACIONAL
Sobral. Será entregue hoje para 408 famílias as primeiras unidades do maior empreendimento habitacional do Município, batizado de Nova Caiçara. O evento contará com a presença do governador Cid Gomes, e o Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, que farão a entrega das primeiras unidades de um total de 3.364 moradias, que beneficiarão mais de 15 mil pessoas pelo Programa Minha Casa minha Vida, em Sobral.
A programação iniciou ontem, com show de Ivan Frota no Beco do Cotovelo e visita guiada da população ao Residencial Nova Caiçara. Durante a tarde, a visita guiada foi aberta para os empresários, comerciantes, professores e estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Hoje estão abertas as inscrições gratuitas para o Passeio Ciclístico Nova Caiçara, que acontecerá no sábado, e para a Minimaratona de Sobral que será realizada no domingo.
Amanhã, um grupo de estudantes dos cursos de Arquitetura e Serviço Social das Faculdades Inta farão visita guiada ao Conjunto. No sábado, no Boulevard do Arco, será feita entrega dos kits da Minimaratona. Às 11h, o Show de Ivan Frota será especial e, às 16h, continuam as inscrições para o Passeio Ciclístico, que começará às 17h, saindo do Arco até o Residencial Nova Caiçara. Haverá sorteio de duas bicicletas entre os participantes.
A programação se encerra no domingo, com a concentração dos maratonistas, a partir das 5h da manhã, no Boulevard do Arco. O início será às 6h da manhã, com um percurso de, aproximadamente 10km, até retornar ao ponto de partida.
Os apartamentos do conjunto irão beneficiar as famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Os imóveis têm 42,9m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os blocos de apartamentos possuem entre três e quatro andares e de blocos com 24, 36 ou 48 apartamentos. Segundo a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, o conjunto habitacional conta com mais de três mil unidades e irá beneficiar cerca de 15 mil pessoas.
Dentro do projeto estão quatro Centros de Educação Infantil, uma Escola de Ensino Fundamental e um Centro de Saúde da Família que atenderá com três equipes, além da infraestrutura já existente no local, como transporte coletivo, estação de tratamento de esgoto e vias de acesso pavimentadas, além de um parque com uma pequena lagoa que se encontrava no terreno.
De acordo com a secretária, 2013 foi um ano de vivência de concretização de projetos, e 2015 deverá ser o ano de entregas desses projetos para a população. Para o Prefeito Veveu, a construção das casas terá um impacto muito positivo para assegurar residência própria para população de baixa renda.
"Esse é o maior conjunto habitacional da história de Sobral. São 3.364 casas onde morarão cerca de 15 mil pessoas, priorizando aquelas pessoas que tem as condições sociais e econômicas mais difíceis, exatamente com o objetivo de atingir a minha meta de erradicar a extrema pobreza de Sobral", explica o prefeito da "Princesa do Norte".
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Colaboradora
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=638607011991805594
Nenhum comentário:
Postar um comentário