Em parceria com o Hospital Regional Norte, o Hemocentro Regional de Sobral realizou, no auditório do setor de ambulatório, a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. O dia de captação de voluntários teve o objetivo de conseguir o maior número possível de doadores para ajudar pacientes que necessitam de transplante, e estão na fila de espera.
Esta é a terceira vez que o HRN participa da campanha, que tem como média, cerca de 25 a 30 doações, um número considerado baixo pela coordenação de captação do Hemoce. Segundo a coordenadora do serviço, Nenoza Negreiros, " esse trabalho voluntário busca uma compatibilidade genética entre o doador e quem necessita do transplante. Apesar de termos cerca de 6 mil cadastrados em toda a Região Norte, ainda precisamos ampliar esse serviço; daí a constante busca por parcerias. O HRN sempre se mostra solidário nesta questão".
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos do corpo humano, conhecido popularmente como "tutano". Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas do sangue.
Quem precisa dessa doação são pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula (como leucemia e aplasia de medula óssea) e pacientes com algumas doenças congênitas. Apenas 25% dos pacientes têm possibilidade de encontrar doador compatível entre irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, começa a procura por um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
No caso da captação, se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame mais detalhado, quando ele será avaliado por um clínico que verificará seu bom estado de saúde. Entre os procedimentos para doação estão: ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer e colher uma amostra de sangue (10ml) para teste de compatibilidade.
Mais informações podem ser conseguidas pelo Hemoce Regional de Sobral, no número: 88 3677-4624.
Nenhum comentário:
Postar um comentário