CLARISSAS
antonio carlos alves Colaborador
As Irmãs Clarissas chegaram ao município de Canindé em 1994, vindas do Mosteiro de Santa Clara, em Campina Grande-PB FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Canindé Terminam hoje os festejos alusivos à Santa Clara, realizados no Mosteiro do Santíssimo Sacramento, onde são comemorados os 20 anos de evangelização das Irmãs Clarissas na região. O evento será encerrado com missa em Ação de Graças, presidida pelo pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, frei João Amilton dos Santos.
Foram 10 dias de louvores, novenas, adorações, confissões e noites culturais com apresentações de artistas locais. Dentro da programação, no dia de ontem, foi realizada a encenação do Trânsito de Santa Clara e, em seguida, show católico com o frei Jurandir. Hoje haverá, ainda, a bênção dos pães de Santa Clara. Após os atos religiosos, será promovido um bingo com sorteio de fogão, TV e uma moto zero quilômetro.
As Irmãs Clarissas chegaram a Canindé em 1994, vindas do Mosteiro de Santa Clara, em Campina Grande, na Paraíba. As religiosas vieram com o objetivo de completar a presença da Família Franciscana na cidade.
Seguindo a inspiração de Santa Clara e de São Francisco, as Clarissas seguem vivendo em favor da consagração total a Deus. Permanecendo em clausura, dedicadas de modo especial à oração e à contemplação, elas procuram unir-se à Igreja e à humanidade em seus anseios. As Irmãs entendem sua vocação como um doar-se completamente à causa religiosa, no anonimato e silêncio do Mosteiro.
História
Santa Clara de Assis nasceu na Itália, em 1194, e faleceu no ano de 1253. Ela foi fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana. Segundo a tradição, seu nome vem de inspiração de sua mãe, que "haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo".
Destacou-se desde cedo pela caridade e pelo respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza vivida por São Francisco de Assis, foi imediatamente tomada pela tendência de segui-lo.
Junto com outras jovens, Santa Clara e Santa Inês formaram a primeira ordem das Irmãs Pobres de São Damião, que passariam a chamar-se Clarissas, após a morte de Santa Clara de Assis.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=3173412744818774091
Nenhum comentário:
Postar um comentário