Powered By Blogger

sábado, 6 de setembro de 2014

DESFILES CÍVICOS MARCAM PROGRAMAÇÃO AMANHÃ DIA 07 DE SETEMBRO DE 2014.

7 DE SETEMBRO

A Semana da Pátria foi iniciada na segunda-feira, em algumas cidades, e segue até domingo

Desfile cívico
Em Iguatu, a Semana Cívica homenageou personalidades durante solenidade com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Estudantes e militares participam das comemorações
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu. No Interior do Ceará, desde o início desta semana, Prefeituras realizam programação alusiva à Semana da Pátria. Nas cidades, a movimentação é intensa. Desfiles estudantis, hasteamento de bandeiras, apresentações culturais, de banda de música, homenagens e participação de entidades públicas, privadas e clubes de serviço integram a programação que será encerrada amanhã, quando se comemora a Independência do Brasil.
Milhares de pessoas devem acompanhar o desfile de 7 de Setembro a partir das 18 horas, na Avenida 27 de Novembro, em Iguatu, na região Centro-Sul do Estado. Cerca de dois mil alunos de 23 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino participam do evento, além de pelotões da Polícia Militar, do Ronda do Quarteirão, do Corpo de Bombeiros, da Banda de Música do Município, Guarda Municipal, reservistas, desbravadores, do Lions Clube, da Maçonaria, Ordem Demolay e da Ordem Internacional Filhas de Jó.
Neste ano, a Semana Cívica tem como tema geral "Educação para Valores". Durante a programação da Semana Cívica, personalidades foram homenageados com a entrega de comendas às 8 horas da manhã, na Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana.
Na cidade de Acopiara, há programação semelhante com hasteamento diário do Pavilhão Nacional e amanhã haverá desfile estudantil pela manhã.
Na cidade de Tauá, nos Inhamuns, as comemorações começaram dia 1º e se estendem até a próxima segunda-feira. O calendário foi idealizado pela Secretaria de Educação, com participação de bandas estudantis, representações de dezenas de escolas municipais e estaduais.
A programação é realizada na sede e nos distritos, com desfile e hasteamento de bandeiras. Hoje, acontece um desfile geral, na sede, no fim da tarde com participação de alunos, de corporações militares e cívicas, além de entidades filantrópicas. Em Crateús, o 40º Batalhão de Infantaria participa do desfile cívico-militar a partir das 8h30. O evento é tradicional e contará com a participação de 12 escolas e cerca de 1000 alunos da rede municipal de ensino, além de Tropas do Exército, representações de Maçonaria, Lions Club, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
Teatro e cinema
Na cidade de Sobral, haverá amanhã o tradicional desfile, saindo do Boulevard do Arco e passando pela Praça São João. A parada começa às 9 horas e terá a participação de 30 entidades (escolas, instituições públicas, privadas e representações militares).
Durante esta semana, houve programação especial com intervenção teatral, cinema infantil, atividade recreativa e programação cultural.
Em Quixadá, 34 instituições desfilarão a partir das 8 horas na Av. Plácido Castelo, no Centro da cidade, logo após o hasteamento do pavilhão nacional.
A Polícia Militar e o Ronda do Quarteirão abrem o desfile, com encerramento feito pela Banda de Música Municipal. Em Quixeramobim, o desfile também será no mesmo horário. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fazem a abertura. O Tiro de Guerra fará o encerramento.
Em Limoeiro do Norte, o desfile acontece a partir das 17 horas, na Avenida Francisco Remígio, no Centro. Participam 12 escolas municipais e estaduais, além de pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, representações da escola de alunos especiais Apae.
Haverá condução de uma tocha com o fogo simbólico da Pátria. O tema geral do desfile é "Leitura é liberdade", em homenagem aos escritores locais.

Honório Barbosa e Sucursais
Repórteres e colaboradores
Cariri cumpre agenda social
Crato. As comemorações do Dia da Independência terão início por volta das 7 horas dde amanhã, neste município. A abertura oficial será com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, na Praça da Sé, com a presença de autoridades locais, seguido do desfile cívico pelas principais ruas e avenidas da cidade. Como em anos anteriores, a concentração do desfile acontecerá no largo da RFFSA. Uma grande estrutura está sendo montada para a realização do evento, que deve contar com público estimado em 10 mil pessoas.
Alunos de escolas públicas municipais e estaduais, bem como da rede privada, irão desfilar, seguidos pelo Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Ronda do Quarteirão, Polícia Militar, entre outras instituições. A dispersão do desfile acontecerá na Praça da Sé, após o cortejo passar diante do palanque das autoridades, instalado na Rua Doutor João Pessoa, onde será feita a revista da tropa pelo prefeito do município, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.
Em Juazeiro do Norte, as comemorações serão iniciadas em frente ao Medical Center, de onde o desfile cívico partirá no sentido à Avenida Castelo Branco. A revista da tropa acontecerá na Praça da Bíblia, onde o palanque das autoridades estará montado. O tema do desfile deste ano será "Os desafios da Educação para o Século XXI". As comemorações contarão com a participação de segmentos militares, escolas da rede pública municipal e suas respectivas fanfarras, além de entidades sociais.
O município de Barbalha antecipou as comemorações em torno do Dia da Independência. Ontem, por volta das 16 horas, houve desfile cívico na cidade. A concentração aconteceu em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, de onde os participantes seguiram em direção ao largo do Rosário, local da dispersão. Houve apresentação da Orquestra Filarmónica São José e dos Batutas do Rosário. O desfile cívico-militar contou com a participação da Polícia Militar, Ronda do Quarteirão, Tiro de Guerra e alunos das escolas públicas.
Grito
Paralela à realização das comemorações do 7 de Setembro, o Grito dos Excluídos deste ano será promovido no Crato, a partir da 8 horas. A mobilização, que deverá reunir diversos movimentos sociais, se concentrará na Praça São Vicente, de onde os participantes sairão em caminhada pelas ruas do Centro. O tema do movimento este ano é "Ocupar ruas e praças, por liberdade e direitos". Durante a semana, urnas foram dispostas em pontos estratégicos de Crato para coleta de reivindicações por parte da sociedade.
Roberto Crispim
Colaborador
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=4761011194503484421

Nenhum comentário:

Postar um comentário