PROBLEMA ANTIGO
fonte:dn/tempo da noticia
Segundo a Setfor, a obra está atrasado por conta da desistência da construtora vencedora da licitação
A população dos bairro Serviluz, na zona leste de Fortaleza, terá que esperar um pouco mais para a resolução de um velho e conhecido problema: a grande quantidade de areia trazida pelos ventos que invade suas casas. Existe um projeto da Prefeitura de Fortaleza para requalificar a área e implantar uma via paisagística de aproximadamente 1,7 km ao longo da orla. No entanto, a desistência da empresa vencedora da licitação atrasou o início e, consequentemente, o término das obras.
Segundo a Secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), após vencer a concurso, que ocorreu ainda na gestão anterior, a Construtora Betavoltou atrás nos valores e acabou não dando seguimento ao projeto. Como não havia um segundo colocado, a Prefeitura elaborou um novo projeto, que hoje está sendo avaliado pela Caixa Econômica Federal. A estimativa da Setfor é que o novo processo licitatório inicie até o final de novembro e as obras já comecem no primeiro semestre de 2015, ainda sem prazo definido para conclusão.
Enquanto isso, os populares seguem convivendo com a areia entrando em suas casas, que deixa um ambiente desconfortável no bairro. Moradora da comunidade há mais de uma década, a dona de casa Maria do Socorro, 37 anos, não esconde a vontade de sair do local devido o problema.
"Gosto de morar aqui, mas tem dias que a poeira é insuportável. Tenho que passar o dia com a porta fechada, tendo que conviver com o calor e com a areia que entra em todos os cômodos da casa. As vezes penso em me mudar daqui, mas sei que até a casa fica desvalorizada por causa dessa situação", relata a dona de casa.
Veja como fica o bairro em épocas de maiores velocidades dos ventos:
Como solução paliativa, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), realiza periodicamente uma operação de limpeza e retirada das areias da praia. Durante o período de maior velocidade dos ventos, que segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai de agosto a novembro, chegando até 16 km/h, o trabalho é intensificado no local.
Neste mês estão sendo utilizadas duas máquinas retroescavadeira e oito caminhões nesta limpeza. Somente durante um final de semana, foram removidas 20 toneladas de areia das ruas, que foram repostas na faixa de praia.
"Estamos realizando esta operação especial para evitar risco de acidentes, os moradores da comunidade procuraram a Regional, informando sobre a necessidade deste serviço e estamos atendendo", afirma Cláudio Nelson Brandão, titular da Secretaria Regional II.
Obras
O projeto de Requalificação Urbana, Ambiental e Social do Serviluz prevê a construção de uma via paisagística de aproximadamente 1,7 km ao longo da orla, a recuperação de vias internas do bairro e a instalação de kit sanitário. Segundo a Setfor, aquela área tem um grande potencial turístico, devidos suas belezas naturais, e precisa ser valorizado.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=5786551611845847739
Nenhum comentário:
Postar um comentário