por Suzane Saldanha |Tempo da noticia
Militantes do Partido dos Trabalhadores ocuparam no último sábado (11) a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, para pedirem votos no segundo turno para os candidatos petistas Camilo Santana e Dilma Rousseff. Entre as ações, bandeiraços, adesivagem e panfletagem, com visita ao comércio da área e abordagem de populares. No local, as bandeiras da presidente dominavam o espaço que contava com poucas bandeiras de Camilo.
Estavam presentes os deputados federais José Guimarães e Artur Bruno, os deputados estaduais Rachel Marques e Dedé Teixeira, os vereadores Deodato Ramalho e Guilherme Sampaio, o irmão de Camilo, o fotógrafo Tiago Santana e militantes. Alguns militantes do candidato Eunício Oliveira (PMDB) também eram vistos no local.
O deputado federal José Guimarães comandava a ação que, inicialmente, contaria com a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, mas que não compareceu por problema de agenda. “Nós estamos nos distribuindo no Brasil inteiro e a minha presença aqui já representa a campanha da Dilma e do Camilo, portanto não há nenhum problema, estamos focando naquelas regiões que são prioridades no ponto de vista de ampliar a nossa votação, da Dilma”, relatou.
Segundo José Guimarães, entre as estratégias para consolidar Camilo Santana, menos votado que o candidato Eunício Oliveira (PMDB) em Fortaleza e Região Metropolitana, o partido está mobilizando a militância na região. “Nós já estamos agindo em Fortaleza, a campanha agora são dois candidatos e o debate vai ser polarizado, de propostas e de legados daquilo que foi feito e daquilo que precisamos melhorar”.
Ele afirmou estar confiante na vitória do candidato petista por ele representar a novidade e ser o candidato da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Contudo, desconversou quanto a uma possível vinda de Dilma ou Lula ao Estado para reforçar a campanha de Camilo para o segundo turno. “A presidenta dentro das prioridades nacionais tem Minas e São Paulo, então vamos avaliando e não foi conversado sobre esse assunto ainda”. O parlamentar garantiu que a disputa pelo Governo cearense será resolvida pelo próprios representantes cearenses. “Nós vamos resolver a parada, nós aqui no Ceará, eu avalio que hoje a eleição já está bem consolidada para o Camilo”.
Guimarães ainda repercutiu a declaração de Eunício Oliveira (PMDB) de ter conquistado mais votos que Camilo Santana (PT) nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza por ser a área com o maior número de eleitores mais bem informados sobre a situação vivida atualmente no Estado do Ceará, afirmando ser uma coisa estúpida de se dizer. “O eleitor do Interior compreendeu a nossa mensagem, não é porque ele é desinformado. Isso é uma coisa muito estúpida de dizer do eleitor do Interior, porque ele é tanto bem ou mais informado que o eleitor de Fortaleza, então não tem essa”. Para ele, é necessário que se una os cearenses em torno de um projeto moderno. “Aqui é militância ideológica, daqui para o dia 26, vamos colocar todo mundo nas ruas. É 13 lá e 13 cá”.
Disputa nacional
Quanto à disputa nacional, o deputado federal destacou que a estratégia nacional do PT é agir com força em Minas Gerais e São Paulo, descontruindo o candidato Aécio Neves (PSDB). “A eleição vai ser decidida em Minas e São Paulo, portanto é força total vamos agir em Minas, porque o que é ruim para Minas não pode ser bom para o Brasil”.
Ele defendeu que os resultados das pesquisas eleitorais Ibope e Datafolha, divulgadas na última semana, que mostram empate técnico entre os candidatos à Presidência da República mostram apenas ondas passageiras. “Nós tivemos duas ondas, a primeira da Marina que foi para o espaço, aquele momento que a mídia potencializou, uma ação articulada pela grande mídia e setores da direita. Ora potencializou a Marina e agora o Aécio, essas ondas passam”.
Guimarães ainda afirmou que embora a eleição vá empatada para o segundo turno, a militância petista faz a diferença no pleito. “Ninguém vence essa militância do PT e dos partidos aliados. Aqui é um exemplo, nós fomos para as pesquisas com cinco pontos atrás para o Camilo e terminamos com dois pontos na frente, a militância vai ser o diferencial. A nossa meta é ampliarmos a votação da Dilma no Ceará”.
No sábado, Camilo Santana esteve na Região Cariri. Ele participou de carreatas em Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=4360890355328986968
Nenhum comentário:
Postar um comentário