Powered By Blogger

sábado, 27 de dezembro de 2014

OUTRO DELEGADO FEDERAL NO COMANDO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ.

Delci Teixeira, que integra os quadros do Ministério da Justiça, substituirá Servilho Paiva. Ele foi superintendente da PF em quatro estados. Desafio será conter os homicídios e tentar reverter o desgaste entre polícia e governo
Camilo anuncia secretariado na próxima segunda-feira, dia 29
O delegado da Polícia Federal Delci Teixeira, de 62 anos, será o novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no governo Camilo Santana (PT). Seu currículo foi apresentado pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, durante reunião com Camilo em Brasília, na última semana. O petista havia procurado Cardozo para discutir a questão da segurança no Estado e pedir sugestões para o comando da pasta.
O nome de Teixeira – que hoje é integrante da Comissão de Ética do Ministério da Justiça – foi sugerido junto com o de outros dois profissionais, um de Brasília e outro de São Paulo. A decisão, no entanto, teria sido tomada com base no perfil técnico e “boa capacidade de diálogo”, conforme descreveu uma fonte que pediu para não ser identificada.
Nascido no Rio Grande do Sul, Teixeira foi superintendente da Polícia Federal em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná.  
O governador Cid Gomes (Pros) deixa na segurança pública um dos problemas mais difíceis de serem resolvidos a partir de 2015. Servilho Paiva foi trazido de Pernambuco ao Ceará por Cid em 2011, como chefe da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança. 
Em 2013, assumiu a SSPDS com o desafio de reduzir os índices de homicídios no Estado. Após longo período de crise, o quadro começou a dar sinais de melhoras nos últimos meses. Em outubro deste ano, pela primeira vez, o Ceará conseguiu atingir a meta de redução de assassinatos: 12% de redução de mortes em relação ao mesmo período de 2013.

Além de sustentar o declive na quantidade de homicídios, Teixeira também terá o desafio de reverter o desgaste na relação entre o Executivo e as categorias da Polícia, agravado após greve da PM cearense no fim de 2011 e começo de 2012, e apontado como um dos elementos da crise de segurança pública do Estado.

SaúdeOutra pasta de peso do governo, a Saúde estaria perto de uma definição. O médico sanitarista Carlile Lavor admitiu ao O POVO ter sido sondado para o comando da área. Lavor disse que não foi procurado oficialmente pelo Governo. Questionado se está disponível para assumir a pasta, ele destacou já ter sido secretário no passado e disse estar em idade avançada para a função, mas que aguarda o rumo das conversas. 
 
Carlile Lavor foi o idealizador do Programa Agente Comunitário de Saúde, implantado no Ceará em 1987, no governo de Tasso Jereissati, quando foi secretário da Saúde. O programa foi adotado pelo Ministério da Saúde em 1991 e chegou a ser implantado fora do Brasil. 
Serviço
Governador eleito Camilo Santana anuncia secretariado
Quando: próxima segunda-feira, dia 29
Onde: Palácio da Abolição
Horário: 16 horas  
Saiba mais 

No último sábado, 
O POVO havia adiantado, com exclusividade, que o novo secretário da Segurança seria trazido de fora do Ceará. Delci Teixeira não foi localizado para comentar a indicação. Procurado na noite de ontem, Servilho Paiva também não pôde ser contatado 
pela reportagem.

No Ceará, outros delegados federais já passaram pela SSPDS, a exemplo de Moroni Torgan e Edgar Fuques (ambos no Governo Tasso), além de Roberto Monteiro e Servilho Paiva (Governo Cid).

O nome de Carlile Lavor para a Saúde, embora considerado “quase certo” por fontes ouvidas pelo O POVO, ainda não teria sido fechado por Camilo. O médico tem aproximação com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, um dos critérios que o futuro governador tem levado em conta para a definição do secretariado. 

O irmão do governador Cid Gomes, Ivo Gomes (Pros), que chegou a ter o nome cotado para a Secretaria da Educação do Estado, confirmou ontem que voltará para o cargo de secretário da área em Fortaleza, na gestão do prefeito Roberto Claudio (Pros). Ivo foi reeleito deputado estadual este ano. A decisão de voltar para o Município contraria a opinião de Cid, que vinha defendendo que o irmão ficasse na Assembleia e retomasse a aproximação com a cidade de Sobral, onde Ivo poderá ser candidato a prefeito em 2016. Com a licença de Ivo da Assembleia, o suplente Leonardo Pinheiro (PSD) assume a vaga.

Dentre as áreas onde há maior especulação sobre o futuro está a da Cultura, hoje comandada pelo jornalista Paulo Mamede. Um dos nomes cotados para substituí-lo é o do fotógrafo e professor do curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará Silas de Paula. Ele nega ter sido procurado pelo Governo. O vereador Guilherme Sampaio (PT) também é apontado 
como possibilidade. 
Fonte:O Povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário