Após quase 3 décadas, modelo perde liderança em vendas para Fiat Palio.
Relembre destaques da história dos carros no Brasil e no mundo no período.
Por 27 anos consecutivos o Gol foi o carro mais vendido do Brasil, mas, em 2014, o reinado foi interrompido pelo Fiat Palio, quer terminou em primeiro lugar, por apenas 385 unidades a mais emplacadas, segundo dados da Fenabrabe, a federação dos concessionários, divulgados nesta terça-feira (6).
O G1 relembra, abaixo, fatos marcantes na história do Gol e na indústria automobilística, no Brasil e no mundo, nesse período de domínio do hatch da Volkswagen no mercado. Em quase três décadas, o país viu a ascensão dos carros "mil" (1.0) e dos flex, a crise mundial que levantou preocupações como um menor consumo de combustível e a ampliação do mercado brasileiro, atualmente o quinto maior do mundo.
A Volkswagen lança o Gol no Brasil, mirando os concorrentes Chevette e Fiat 147. O motor é um 1.3, de 42 cv, refrigerado a ar.
Fiat começa a produzir o Uno, modelo mundial, com design de Giorgetto Giugiaro, famoso por desenhar Ferraris. O modelo se tornaria um dos maiores rivais do Gol.
1987 – Começa o "reinado" de 27 anos do Gol como carro mais vendido do Brasil.
Estreia o Gol GTI, primeiro carro com injeção eletrônica de combustível no Brasil. Tinha motor 2.0 de 112 cv e se tornou um dos novos "colecionáveis" do Brasil, junto com Ford Escort e Chevrolet Kadett.
1990 - Início da abertura do mercado brasileiro a produtos importados, inclusive os carros.
Fiat lança o Uno com motor 1.0, iniciando a era dos carros populares, chamados "mil (cilindradas)". Essa motorização contava com redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O Gol 1000 chegaria em 1992.
1991 – Volkswagen lança no Brasil os primeiros carros com freios ABS.
A pedido do presidente Itamar Franco é retomada a produção do Volkswagen Fusca, que tinha sido interrompida em 1986. Ele ganha o apelido de "Fusca Itamar". O modelo sai de linha definitivamente em 1996.
O Gol chega à 2ª geração (G2), que ganhou o apelido de “Gol bolinha” pelas linhas mais arredondadas. Seus novos rivais eram Fiat Uno (depois chamado de Mille) e Chevrolet Corsa. Posteriormente, o modelo passaria por duas reestilizações, que seriam comercialmente chamadas de G3 e G4.
O Fiat Palio chega às lojas como primeiro carro mundial da marca lançado no Brasil antes do mercado global.
O Fiat Tipo, na versão 1.6 MPI (foto), é o primeiro carro com airbag no Brasil.
O Gol se torna o primeiro carro flex.
O Gol chega, de fato, à 3ª geração, chamada pela montadora de G5 ou Novo Gol. Ela conviveria até o fim de 2013 com a G4, tendo, inclusive, os emplacamentos somados aos dela pela Fenabrave, a federação dos concessionários.
2008 - A crise econômica mundial começa nos Estados Unidos e contamina Europa e Ásia. A GM anuncia seu maior prejuízo na história e, no ano seguinte, entra com pedido de falência. A operação no Brasil não foi interrompida. A montadora se reergueria nos anos seguintes.
2008 - No Brasil, para proteger a indústria, o governo zera IPI para carros 1.0 e baixa o de outras motorizações, provocando um “boom” de vendas.
2008 – A crise faz as montadoras buscarem alternativas aos veículos "beberrões" e os holofotes voltaram para carros elétricos e híbridos, que combinam os dois motores. A americana Tesla lançou o Tesla Roadster (foto), 1º veículo elétrico de série nos EUA que poderia ser usado em estradas.
Fiat lança o Novo Uno, completamente mudado em relação ao modelo anterior, mas mantém as vendas do Mille. Os emplacamentos dos dois modelos são somados pela Fenabrave.
Marcas chinesas atingem um recorde no Salão de São Paulo, com 8 estandes, de Chery, que promete o QQ (foto) como carro mais barato do Brasil, Jac, Chana, Haima, Effa, Lifan, Hafei, Brilliance e Jinbei. As importações de carros de marcas que não fabricam no Brasil crescem 144% no ano.
2011 - O Gol completa 25 anos consecutivos como líder de vendas, superando o Fusca como o veículo que ficou mais tempo no topo da lista.
2011 – Governo aumenta o IPI para carros importados de fora do Mercosul e do México, atingindo as marcas chinesas.
A geração atual passa por reestilização, que deixa o Gol com cara de Fox. Ele ganha a versão Bluemotion, que promete menor consumo e emissão de poluentes.
Com queda nas vendas e pátios cheios, o governo torna a reduzir o IPI para carros. A alíquota só voltaria ao normal em janeiro de 2015.
2012 - Governo lança o Inovar-Auto, o chamado regime automotivo, um conjunto de regras que as montadoras e importadoras podem cumprir para obter benefício fiscal. O plano incentiva a produção nacional. Marcas como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Chery e Jac Motors anunciam fábricas.
2013 – Pela primeira vez em 10 anos, a indústria brasileira fecha o ano com queda na venda de veículos, na comparação com o ano anterior.
Todos os carros novos no Brasil passam a ser obrigados a sair de fábrica com freios ABS e airbag duplo frontal. A regra faz a Volkswagen "aposentar" o Gol G4 e a Kombi, que se despediu após 56 anos em linha. A Fiat faz o mesmo com o Mille, impactando no volume de vendas do Gol e do Uno no ano.
Gol perde a liderança anual em vendas para o Fiat Palio.
O Brasil tem baixa nas vendas de veículos pelo 2º ano seguido. O país deverá fechar o ano como quinto maior mercado do mundo para carros.
Fonte:G1
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