Powered By Blogger

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

27 FATOS EM 27 ANOS DE REINADO DO GOL NO BRASIL.


Após quase 3 décadas, modelo perde liderança em vendas para Fiat Palio.
Relembre destaques da história dos carros no Brasil e no mundo no período.

Do G1, em São Paulo/TN
Por 27 anos consecutivos o Gol foi o carro mais vendido do Brasil, mas, em 2014, o reinado foi interrompido pelo Fiat Palio, quer terminou em primeiro lugar, por apenas 385 unidades a mais emplacadas, segundo dados da Fenabrabe, a federação dos concessionários, divulgados nesta terça-feira (6).
G1 relembra, abaixo, fatos marcantes na história do Gol e na indústria automobilística, no Brasil e no mundo, nesse período de domínio do hatch da Volkswagen no mercado. Em quase três décadas, o país viu a ascensão dos carros "mil" (1.0) e dos flex, a crise mundial que levantou preocupações como um menor consumo de combustível e a ampliação do mercado brasileiro, atualmente o quinto maior do mundo.
volkswagen gol 1980 (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen lança o Gol no Brasil, mirando os concorrentes Chevette e Fiat 147. O motor é um 1.3, de 42 cv, refrigerado a ar.

Fiat Uno CS (Foto: Divulgação/Fiat)
Fiat começa a produzir o Uno, modelo mundial, com design de Giorgetto Giugiaro, famoso por desenhar Ferraris. O modelo se tornaria um dos maiores rivais do Gol.


1987 – Começa o "reinado" de 27 anos do Gol como carro mais vendido do Brasil.

Gol GTI (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Estreia o Gol GTIprimeiro carro com injeção eletrônica de combustível no Brasil. Tinha motor 2.0 de 112 cv e se tornou um dos novos "colecionáveis" do Brasil, junto com Ford Escort e Chevrolet Kadett.

1990 - Início da abertura do mercado brasileiro a produtos importados, inclusive os carros.

Fiat Uno Mille (Foto: Divulgação/Fiat)
Fiat lança o Uno com motor 1.0, iniciando a era dos carros populares, chamados "mil (cilindradas)". Essa motorização contava com redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O Gol 1000 chegaria em 1992.

1991 – Volkswagen lança no Brasil os primeiros carros com freios ABS.

Fusca 'Itamar' exposto no Salão de Veículos Antigos em 2012 (Foto: Caio Kenji/G1)
A pedido do presidente Itamar Franco é retomada a produção do Volkswagen Fusca, que tinha sido interrompida em 1986. Ele ganha o apelido de "Fusca Itamar". O modelo sai de linha definitivamente em 1996.

Gol G4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)
O Gol chega à 2ª geração (G2), que ganhou o apelido de “Gol bolinha” pelas linhas mais arredondadas. Seus novos rivais eram Fiat Uno (depois chamado de Mille) e Chevrolet Corsa. Posteriormente, o modelo passaria por duas reestilizações, que seriam comercialmente chamadas de G3 e G4.

Fiat Palio (Foto: Divulgação/Fiat)

Fiat Palio chega às lojas como primeiro carro mundial da marca lançado no Brasil antes do mercado global.

Fiat Tipo com airbag (Foto: Divulgação/Fiat)
O Fiat Tipo, na versão 1.6 MPI (foto), é o primeiro carro com airbag no Brasil.

Volkswagen Gol Flex (Foto: Divulgação/Volkswagen)
O Gol se torna o primeiro carro flex.

Volkswagen Novo Gol (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Gol chega, de fato, à 3ª geração, chamada pela montadora de G5 ou Novo Gol. Ela conviveria até o fim de 2013 com a G4, tendo, inclusive, os emplacamentos somados aos dela pela Fenabrave, a federação dos concessionários.

2008 - A crise econômica mundial começa nos Estados Unidos e contamina Europa e Ásia. A GM anuncia seu maior prejuízo na história e, no ano seguinte, entra com pedido de falência. A operação no Brasil não foi interrompida. A montadora se reergueria nos anos seguintes.

2008 - No Brasil, para proteger a indústria, o governo zera IPI para carros 1.0 e baixa o de outras motorizações, provocando um “boom” de vendas.

Tesla Roadster (Foto: Divulgação)
2008 – A crise faz as montadoras buscarem alternativas aos veículos "beberrões" e os holofotes voltaram para carros elétricos e híbridos, que combinam os dois motores. A americana Tesla lançou o Tesla Roadster (foto), 1º veículo elétrico de série nos EUA que poderia ser usado em estradas.

Fiat Uno 2010 (Foto: Milene Rios/G1)
Fiat lança o Novo Uno, completamente mudado em relação ao modelo anterior, mas mantém as vendas do Mille. Os emplacamentos dos dois modelos são somados pela Fenabrave.


Chery QQ (Foto: Raul Zito/G1)
Marcas chinesas atingem um recorde no Salão de São Paulo, com 8 estandes, de Chery, que promete o QQ (foto) como carro mais barato do Brasil, Jac, Chana, Haima, Effa, Lifan, Hafei, Brilliance e Jinbei. As importações de carros de marcas que não fabricam no Brasil crescem 144% no ano.

2011 - O Gol completa 25 anos consecutivos como líder de vendas, superando o Fusca como o veículo que ficou mais tempo no topo da lista.

2011 – Governo aumenta o IPI para carros importados de fora do Mercosul e do México, atingindo as marcas chinesas.

Volkswagen Gol em 2012 (Foto: Divulgação/Volkswagen)
A geração atual passa por reestilização, que deixa o Gol com cara de Fox. Ele ganha a versão Bluemotion, que promete menor consumo e emissão de poluentes.

IPI reduzido (Foto: TV Globo)
Com queda nas vendas e pátios cheios, o governo torna a reduzir o IPI para carros. A alíquota só voltaria ao normal em janeiro de 2015.

2012 - Governo lança o Inovar-Auto, o chamado regime automotivo, um conjunto de regras que as montadoras e importadoras podem cumprir para obter benefício fiscal. O plano incentiva a produção nacional. Marcas como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Chery e Jac Motors anunciam fábricas.


2013 – Pela primeira vez em 10 anos, a indústria brasileira fecha o ano com queda na venda de veículos, na comparação com o ano anterior.

Teste de colisão (Foto: Divulgação/Latin N Cap)
Todos os carros novos no Brasil passam a ser obrigados a sair de fábrica com freios ABS e airbag duplo frontal. A regra faz a Volkswagen "aposentar" o Gol G4 e a Kombi, que se despediu após 56 anos em linha. A Fiat faz o mesmo com o Mille, impactando no volume de vendas do Gol e do Uno no ano.
Gol perde a liderança anual em vendas para o Fiat Palio.

O Brasil tem baixa nas vendas de veículos pelo 2º ano seguido. O país deverá fechar o ano como quinto maior mercado do mundo para carros.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário