MANIFESTAÇÃO CULTURAL
fonte:dn
Para muitos o ano só se inicia após a tradicional data que, segundo cristãos, representa a visita de magos a Jesus Cristo recém-nascido
O tradicional canto de “ô senhor dono da casa, abra a porta, acenda a luz” pode ser ouvido em vários pontos da Capital nesta terça-feira (6), como durante osfestejos realizados no Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (Escuta), localizado no Pici e no Benfica, com a apresentação feita pelo grupo Brincantes Cordão do Caroá.
As celebrações realizadas no dia de reis fecharam ociclo natalino que, para os mais tradicionalistas, marca o real início de um novo ano. “Somente a partir do dia de reis fazemos planejamento do Escuta e organizamos a comunidade para o ano que entra”, afirmou Lúcia Vasconcelos, uma das idealizadoras do Reisado no Espaço Cultural.
Segundo a organizadora, revitalizar a cultura é o principal objetivo da festividade, já esperada por moradores do entorno do Escuta. “As pessoas se sentem muito honradas quando chamamos pelo seu nome nas portas, conseguimos elevar a autoestima delas”, conta.
Durante o encerramento da festividade houve a apresentação do pastoril realizada por crianças da comunidade junto a tradicional chegada do bumba meu boi, dança representativa do folclore brasileiro.
Já no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o momento foi de reunião entre pais e filhos, em que os pequenos foram apresentados à magia do reisado com a performance do grupo Brincantes Cordão do Caroá, com início às 18h.
Dentre a diversão de crianças, Sandro Gouveia, 46, se disse feliz em poder levar o filho Gabriel, 3, para assistir oespetáculo. “Esse primeiro contato é fundamental para vivenciar a cultura e perpetuar a celebração por gerações”, afirmou o pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário