Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O CARNAVAL DE CAMOCIM-CE.


Doa a quem doer, ache ruim quem achar, mas este carnaval de Camocim, com relação ao público, foi um fiasco. Presenciei (in loco) a movimentação durante os quatro dias na praia das Barreiras, na Ilha do Amor e na Praia do Maceió. Repito o que já disse outrora por aqui, barracas, algumas lotadas outras não. Nas noites, na Praça do Odus, o público também não foi o exagero esperado, muitas casas não foram alugadas e algumas pousadas não atingiram a lotação esperada. Este "negócio" de dizer que a critica é de quem não vota na prefeita "é balela". Conheço algumas caras que durante a gestão Vaulino "detonavam o carnaval" e continuam na mesma pisada imparcialmente. Outros desejam ser os donos das criticas, se posicionando como se fossem absolutos, algo que não são, ninguém é. No fundo devem estar frustrados por não poderem criticar como antes, ou por que perderam a credibilidade nos comentários. Então lhes é conveniente criticar somente aqueles que criticam, pior ainda, rotulando de opositores naquele joguinho politico mais do que batido.

Agora, veja bem, no ano passado, claramente, Camocim recebeu mais foliões, apesar de também já ter encontrado dificuldades, porém as criticas foram poucas, as bandas foram melhores, mesmo diante de um decreto estadual informando que o Ceará estava de Emergência devido a seca, isso sem falar na recomendação do TCM.(ressaltamos este fator para lembrar que a desculpa da Seca não deve encobrir a incompetência administrativa e falta de dinâmica do Governo Agora é Ela) 

É preciso perceber que os tempos já não são os mesmos, e previamente eles sinalizam que doravante vai  entrar e sair gestão na prefeitura de Camocim tendo que conviver com este dilema no período de carnaval e outras festas populares. Agora é preciso que a prefeita ou o prefeito tenham coragem de dizer que Carnaval não é uma politica pública e muito menos prioridade para a população (nunca foi). É preciso reeducar o povo neste sentido, e um dos caminhos é não mentir nas campanhas eleitorais, visando ganhar votos para se eleger com promessas que não serão cumpridas. Deve considerar que o fator da seca sempre irá existir, assim como os imprevistos financeiros gerados pela esfera federal. Isso  tende a ser o  fantasma para os cofres públicos dos municípios.

Ou o governo da prefeitura cai na realidade e se projeta para o futuro (só tem o ano que vem, que por sinal  é tempo de campanha eleitoral) sabiamente com muita dinâmica e jogo de cintura ou pelo contrário será sempre motivo de chacota.

Além de todos estes fatores de cunho mais políticos existem outros que engrossam o caldo dos negativos, como por exemplo, a falta de tabelamento de preços de produtos  (alimentação) nas barracas de praia viabiliza a exploração dos visitantes e dos nativos. Isso sem falar do péssimo atendimento. Somando-se aos dilemas da infraestrutura da cidade, como a falta de placas de sinalização turística (a secretaria de turismo é muito fraca), ruas esburacadas, semáforos "esculhambados", falta constante de água, pouco efetivo dos agentes de trânsito e da Guarda Municipal e o sistema de saúde tem que melhorar e muito. 

Por fim, a cidade precisa se projetar melhor. As administrações devem encontrar a forma de entender na prática que Camocim deve se alinhar a sua vocação natural, o Turismo, que deve ser o carro chefe da economia local, pois, por enquanto, é só papo furado. 

No mais, o carnaval foi muito tranquilo! 
Fonte:RC/TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário