Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2015

CHURRASCARIAS DE CANINDÉ-CE NA MIRA DA FISCALIZAÇÃO.


VIGILÂNCIA SANITÁRIA
fonte:dr/tn

Image-0-Artigo-1824742-1
Além dos seus moradores, a cidade de Canindé recebe milhares de visitantes durante a Romaria de São Francisco das Chagas, que começa ainda em outubro, indo até a data dedicada ao Santo, 4 de novembro
FOTO: HELOSA ARAÚJO / AGÊNCIA DIÁRIO
Canindé Enquanto em Quixadá a atenção dos representantes públicos está voltada para os medicamentos em excesso e vencidos, em Canindé, a preocupação do Ministério Público (MP) está no consumo de alimentos impróprios em churrascarias, restaurantes, bares e assemelhados. A promotora de Justiça Maria Carolina de Paula Steindorfer encaminhou recomendação à Vigilância Sanitária do Município, para fiscalização em todos os estabelecimentos que comercializam alimentos na Cidade.
A orientação da representante do MP é de lavratura de auto de infração caso seja detectada alguma irregularidade nos estabelecimentos comerciais. O prazo dado à Vigilância Sanitária de Canindé para cumprir a recomendação foi de 45 dias, a contar do último dia 24. O descumprimento implicará na adoção das providencias necessárias à apuração da responsabilidade criminal pertinente.

A respeito da recomendação do MP, o coordenador da Vigilância Sanitária municipal, médico veterinário Robson Holanda Cavalcante, informou já haver fiscalização constante na Cidade. No período do Carnaval, os trabalhos foram intensificados para assegurar aos consumidores o fornecimento de alimentos saudáveis. As inspeções continuam, restando um número reduzido de visitas a serem realizadas.
Em razão das inspeções realizadas, inclusive sendo liberados os alvarás da Vigilância Sanitária somente para os estabelecimentos devidamente regularizados, apresentando condições de higiene adequadas, Cavalcante pretende consultar a Promotoria de Justiça acerca das recentes orientações. Ele recebeu apenas a recomendação para a realização da fiscalização, a qual deverá ser concluída em breve.
"Acredito tratar-se de uma situação pontual, da denúncia de algum estabelecimento. Agiremos prontamente e, caso seja grave, poderá ser fechado", acrescentou. Todavia, conforme o coordenador, os casos mais comuns são do condicionamento de alimentos, a exemplo frangos e peixes, num mesmo freezer.
Esse procedimento não é permitido porque o frango pode chegar contaminado com a bactéria salmonela e contaminar o pescado. Mas, o mais comum é do queijo coalho, que chega à mesa dos consumidores em vários tipos de refeição.
O representante da Vigilância Sanitária de Canindé orienta a população a comunicar ao órgão qualquer irregularidade detectada nos estabelecimentos que comercializam alimentos.
Ele também alerta que todo consumidor também deve fazer a sua parte, procurando churrascarias, restaurantes e bares que apresentem boas condições de higiene.
Mais informações:
Vigilância Sanitária de Canindé
Largo Francisco Xavier de Medeiros - Imaculada Conceição
(85) 9822-6726
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=7591882093499219936

Nenhum comentário:

Postar um comentário