Powered By Blogger

domingo, 31 de maio de 2015

NADINE HEREDIA, PRIMEIRA DANA DO PERU, É INVESTIGADA POR LAVAGEM DE DINHEIRO.


Suspeita é de irregularidade em doação à campanha do marido em 2005.
Crise ocorre em meio à desaprovação do presidente, Ollanta Humalam.

Da France Presse
Candidatos presidencial do Peru, Ollanta Humala, e sua mulher, Nadine Heredia cumprimentam simpatizantes durante comício na cidade de Lima (Foto: Reuters)Presidente do Peru, Ollanta Humala, e a primeira-dama do país, Nadine Heredia (Foto: Reuters)
A procuradoria especializada em lavagem de dinheiro investiga a primeira-dama do Peru pelo ingresso de dinheiro em 2005 de uma empresa venezuelana para financiar a campanha de seu marido, o presidente Ollanta Humalam informa neste domingo (31) a imprensa peruana.
A procuradoria, em coordenação com a Unidade de Investigação Financeira (UIF), detectou que parte do dinheiro que chegou em 2005 à conta da presidente do Partido Nacionalista e primeira-dama, Nadine Heredia, veio de uma empresa venezuelana, segundo o jornal "La República".
"Os US$ 87.451 da empresa Inversiones Kaysamak, com sede em Caracas, não chegaram diretamente à conta bancária da presidente do Partido Nacionalista, mas através de sua mãe, Antonia Alarcón, e de sua amiga Rocío del Carmen Calderón", diz o jornal.

Essa informação foi apresentada há poucos dias pelo procurador especializado em lavagem de dinheiro, Cesar Rojas, perante um juiz para pedir a reabertura do inquérito sobre suposta lavagem de dinheiro por Nadine Heredia.
A investigação conduzida por Rojas ocorre no momento em que a Bolívia extraditou, em 29 de maio, o fugitivo Martin Belaunde Lossio, ex-colaborador de Humala e conhecido como tesoureiro do Partido Nacionalista, entre 2005 e 2011, acusado de pressionar as agências estatais para favorecer com licitações públicas empresas privadas com as quais está vinculado.
Em fevereiro de 2015, o Ministério Público abriu uma investigação contra Heredia por suposta lavagem de dinheiro, na sequência de um relatório da UIF que revelou irregularidades em suas contas.
A UIF diz que Heredia, presidente do Partido Nacionalista no poder, não teria justificado rendas de cerca de 215 mil dólares entre 2006 e 2009.
Neste domingo, o instituto de pesquisa GFK informou no jornal "La República" que a aprovação em maio do presidente Humala caiu para 16%, oito pontos a menos do que em abril, e a de sua esposa caiu para 18%, nove pontos a menos do que em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário