Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2015

ESTUDANTES CEARENSES SÃO MEDALHISTAS NA 47ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE QUÍMICA.

O Ceará foi destaque na 47ª Olimpíada Internacional de Química, que aconteceu entre os dias 20 e 29 de julho em Baku, no Azerbaijão. Os cearenses Pedro Teotônio de Souza e Gabriel Gomes Amgartem, ambos de 17 anos, conquistaram duasmedalhas de bronze. Além deles, o paulista Vítor Gomes Pires, de 16 anos, também recebeu a medalha de prata da competição. Para garantir o feito, os estudantes tiveram que concorrer com alunos de 79 países de todo o mundo. Apesar da enorme conquista esta não é a primeira medalha dos estudantes cearenses. Pedro e Gabriel já haviam sido premiados em outras olimpíadas nacionais de Química. Contudo, esta foi a primeira medalha de ambos no exterior. Segundo Pedro, a chegada no país foi totalmente diferente do que esperava. “Quando eu fui pra lá não sabia o que me aguardava. Eu tinha falado com alguns amigos que já foram e eles falaram como era. Mas, quando cheguei achei tudo muito diferente do que imaginava”, relata.
 Já para Gabriel os primeiros dias tiveram clima de competição. “No começo eu achei a convivência com os outros alunos com um ‘ar’ de competição, pois ali são todos adversários e estão em busca da mesma premiação. Mas, depois foi muito diferente. Todos os estudantes ficaram muito amigos e, na verdade, ninguém estava preocupado com medalhas”, disse.  Disputar olimpíadas internacionais requer uma rotina de estudos bastante cansativa. Segundo Gabriel, a preparação inicia um ano antes da competição. Para conquistar esta medalha, ambos tiveram que se dedicar a três expedientes diários de estudo.
“Todo dia de manhã nós temos aula de química orgânica, química geral e físico-química. Somente no período da tarde é que temos aulas das outras disciplinas. Chegamos por volta da 8h no colégio e voltamos às 20h para casa. Quando está chegando mais próximo da competição, nós somos liberados das aulas da tarde e focamos só nos estudos para as olimpíadas.”, relatam os estudantes cearenses. Mas para superar a difícil rotina, Gabriel garante que a prática de exercícios físicos é essencial para conquistar as competições. “Quando chego do colégio vou jogar bola. Antes fazia natação. Acho que se não fizesse isso ficaria louco. Acho que é o diferencial na rotina para garantir um bom resultado”, completa o jovem.
com informações do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário