Ao tomar conhecimento da denúncia divulgada pela Ong 7 Vidas, de que jumentos apreendidos pela Secretaria do Setor Primário e Abastecimento estariam sendo levados para o Centro de Correição Municipal e passando fome e sede, a vereadora Fátima Carmino, tomou providências com relação ao assunto de extrema relevância.
Logo depois, a vereadora tentou contato com o secretário da pasta, Augusto Menezes o que não foi possível, mas conseguiu tratar do assunto com o chefe de gabinete da Prefeitura de Parnaíba, Antônio Neris Junior, que explicou que há um convênio entre a Secretaria de Transportes Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura de Parnaíba.
Segundo ele, a Setrans e a PRF apreendem os animais de toda a região e guardam na correição. Estes provenientes de várias cidades vizinhas, entre elas, Luís Correia, Buriti dos Lopes e Piripiri, já que Parnaíba é a única cidade que possui este tipo de local de abrigo.
De acordo com informações da chefia de gabinete, são poucos os animais apreendidos em Parnaíba. A vigilância do espaço é feita por um funcionário contratado, que mora ao lado da correição. O local, como enfatizado por Neris Junior, é adequado para os animais, o que houve foi que a área coberta onde eles ficavam abrigados caiu recentemente, mas as providências já estão sendo tomadas no sentido de recuperar a área.
A ração, segundo a prefeitura é enviada três vezes por semana, onde o funcionário responsável fica a cargo de alimentá-los todos os dias.
A vereadora voltou ao local, onde desta vez, pode entrar já que se encontrava um funcionário. No espaço, havia comida e a manilha estava cheia com água para os animais. Havia uma segunda pessoa, que havia iniciado os serviços de uma área coberta para os animais.
Fátima Carmino ressaltou o trabalho da Ong 7 Vidas que sempre busca fiscalizar e solucionar problemas referentes aos animais. Quanto a situação dos animais no Centro Municipal de Correição, a parlamentar buscará uma conversa com o secretário Augusto Menezes para verificar a forma de trabalho dos funcionários responsáveis pelo local e cuidados com os animais.
Por Tacyane Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário