Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

UNIFOR,DE FORTALEZA-CE É REFERÊNCIA EM FARMÁCIA VIVAS.


Projeto piloto do curso de Farmácia, a Farmácia Viva Lúcia Gurgel é referência no cultivo de plantas medicinais e criação de remédios.

Poda do Chambá, planta utilizada no processo de produção do xarope que tem função broncodilatadora e expectorante (Foto: Frabrício Alves Pinheiro/Divulgação)Poda do Chambá, planta utilizada no processo de produção do xarope que tem função broncodilatadora e expectorante (Foto: Frabrício Alves Pinto/Divulgação Unifor)
Criada em homenagem à memória da pioneira na implantação do programa Farmácia Viva de Fortaleza e mantida em uma parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Prefeitura Municipal, a Farmácia Viva Lúcia Gurgel é uma das principais produtoras de fitoterápicos do Estado. As demandas são produzidas pelos alunos do curso de Farmácia com auxílio dos professores supervisores, atendendo ao próprio campus, e também são enviadas para o Nami (Núcleo de Atenção Médica Integrada), a fim de serem disponibilizadas à população local.

  •  
Farmácia viva (Foto: Ares Soares/Divulgação Unifor)A Farmácia Viva Lúcia Gurgel é mantida através
de uma parceria entre a Unifor e a
Prefeitura de Fortaleza (Foto: Ares Soares/Unifor)
O projeto “Farmácia Viva” foi criado há mais de duas décadas pelo professor Francisco José de Abreu Matos com o objetivo principal de incentivar a produção de medicamentos eficazes e baratos. “Todos os medicamentos têm eficácia comprovada pela pesquisa, no tratamento das doenças e seus sintomas, tendo uma ótima aceitação e credibilidade da população”, salienta Georgeline Silveira, coordenadora da Farmácia.
Desde a sua implantação, a oficina farmacêutica conta com o Horto Municipal de Fortaleza como fornecedor de matéria-prima vegetal indispensável à produção dos fitoterápicos, cuja escolha do elenco de plantas é baseada na comprovação científica da sua atividade medicinal, fácil plantio, de decorrência local ou regional e de impacto do quadro epidemológico. “Hoje são produzidos creme de aroeira, pomada de confrei, sabonete líquido de alecrim pimenta, tintura de alecrim pimenta, tintura de malva santa, xarope de chambá, elixir de cidreira e tintura de mororó”, observa Georgeline. 
Atualmente, a Farmácia Viva Lúcia Gurgel dá suporte às ações de saúde de três postos da Secretaria Executiva Regional VI, visando ampliar o serviço para 93 postos de saúde da capital através do Nami, proporcionando assistência à saúde integral e qualidade de vida, além de representar um amplo campo de vivência profissional para os alunos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário