Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de junho de 2013

APÓS QUEDA DE TARIFAS,PAÍS TEM NOVAS MANIFESTAÇÕES; ACOMPANHE.


  1. Nova imagem do protesto em Brasília, que segue na noite desta quarta-feira.
  2. O fechamento temporário na ponte Rio-Niterói forçou centenas de passageiros que transitavam de ônibus entre as duas cidades a andar a pé para casa, informa a Agência Brasil.
    A ponte já foi reaberta, mas ainda há tensão no local e temores de novos confrontos entre policiais e manifestantes.
  3. Cerca de 150 jovens fazem neste momento um protesto pela Avenida Roque Petroni Jr. (acima), na zona sul de São Paulo, bloqueando o trânsito no sentido Diadema, informa Rafael Gomez, da BBC Brasil.
    A passeata segue pacifica, acompanhada de perto por uma viatura da PM. Há muitas pessoas se unindo à marcha, com muitos aplausos, enquanto gritavam o tradicional slogan "o povo unido jamais será vencido".
    Duas faixas da via foram liberadas. Ainda na zona sul, segundo a CET, há manifestações na Av. dos Bandeirantes, sentido Marginal, mas a av. Interlagos já foi liberada para o tráfego.
  4. Em São Paulo, a CET informa que a av. Francisco Morato foi liberada, após manifestação próxima à Rod. Regis Bittencourt.
  5. Em Niterói, acaba de ser reaberta a ponte que liga a cidade ao Rio. A ponte fora fechada em meio a confrontos entre manifestantes e policiais.
  6. De volta à Paulista, em São Paulo, CET informa pelo Twitter que manifestação ocupa frente do MASP no sentido Consolação.
  7. Protestos prosseguem em Brasília, ainda que, desta vez, mais longe dos edifícios governamentais. Há queixas contra o preço do transporte público e a PEC 37.
  8. Protestos continuam também em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
  9. As manifestações continuam sendo tema de debate entre leitores da BBC Brasil. No Facebook, Claudio Primos pede reforma política. "Vamos fazer valer a nossa vontade e não a vontade de quem escolhe em quem a gente vai votar". 
    Apolo Fernandes diz que "É pelos 20 centavos sim! Esses centavos fazem uma diferença muito grande na renda de um assalariado".
    Já Roseanne Leão diz esperar que "consigamos mais do que apenas R$ 0,20. O povo começa a mostrar seu poder".
  10. Em Belo Horizonte, protestos já duram oito horas. Na noite desta quarta, manifestantes seguiam pela Av. Afonso Pena.
    O jornal Estado de Minas informa que o prefeito Marcio Lacerda disse que vai enviar projeto à Câmara para reduzir preços das passagens de transporte público.

  11. Violência se intensifica em Niterói (RJ). Manifestantes tentaram incendiar um ônibus. O motorista conseguiu mover o veículo. A tropa de choque avança contra o grupo, com bombas de gás.
    A rádio CBN informa que também houve tentativa de incendiar o ônibus, alvo de coquetéis molotov.
  12. Acaba de ser liberada a pista da rodovia Ayrton Senna, bloqueada por manifestantes. Ainda há trânsito no local.
  13. Na Avenida Paulista, o protesto continua, pacificamente e em menor número que nas manifestações anteriores.
    Muitos comemoram a revogação do aumento do transporte público; outros mantêm a bandeira de que o protesto não é apenas pelos 20 centavos no transporte público.
  14. A ONG Anistia Internacional divulgou nesta quarta-feira um guia de boas práticas para policiais que participam de mobilizações em espaços públicos, baseado em dois documentos da Organização das Nações Unidas (ONU), informa a Agência Brasil.
    Entre as recomendações:
    - "reuniões públicas não podem ser consideradas um inimigo"
    - "A polícia não tem o papel de reprimir a manifestação. Na verdade, tem o papel de facilitar as manifestações públicas que são pacíficas, porque é um direito de todas as pessoas se manifestarem publicamente"
    - A dispersão de uma manifestação só deve ser adotada quando não houver outra maneira de se proteger a ordem e o patrimônio públicos de violência iminente
    - "A decisão de dispersar deve ser tomada em último caso, com base em princípios de necessidade e proporcionalidade"
    - "O uso de armas de fogo durante o policiamento de uma manifestação é algo absolutamente irregular e condenável"
  15. Emissora GloboNews informa que, por causa dos protestos em Niterói, trânsito está interrompido na ponte que liga a cidade ao Rio.
    Há confrontos entre policiais e manifestantes.
  16. No Twitter da BBC Brasil, leitores começam a se manifestar a respeito da revogação do aumento no transporte público:
    @Allex880136: E quem disse que os protestos eram só sobre as passagens? tem que atender o resto
    @Guigas_Ag: Uma vitória da manifestação popular.....vamos continuar nas ruas....agora serão a saúde, educação e melhoria no transporte públ.

  17. Esta quarta-feira foi dia de protestos também na Grande São Paulo, convocados pelos movimentos Periferia Ativa e Trabalhadores Sem-Teto em diversos pontos, como M´Boi Mirim, Taboão da Serra e São Bernardo.
    Em comunicado, eles também pediam a revogação do aumento das passagens de transporte público, além de medidas de controle do valor dos aluguéis, e fizeram críticas aos gastos relacionados à Copa do Mundo.
  18. Manifestantes bloquearam a rodovia Ayrton Senna, uma das principais vias de acesso à capital paulista. A pista foi interditada  perto do Rodoanel, no km 23.
  19. Há horas, centenas de manifestantes estão nas ruas de Niterói (RJ). Agora, um grupo ruma à ponte Rio-Niterói.
  20. Boa noite, estamos dando início à cobertura em tempo real das manifestações em várias cidades do Brasil nesta quarta-feira.
    Pouco depois do anúncio do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e do governador do Estado, Geraldo Alckmin, dezenas de pessoas foram à av. Paulista, no centro da capital paulista, comemorar a revogação do aumento das tarifas. Trecho da pista no sentido Paraíso foi fechada pelos manifestantes.fonte:BBC Brasil/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário