Com problema raro no coração, pais aguardavam vaga desde domingo (21).
Hospital Santo Antônio, da Santa Casa, conseguiu leito para Kaiki.
A notícia que era esperada pelos pais do bebê Kaiki dos Santos desde domingo (21) foi recebida no fim da manhã desta sexta-feira (26). Com um problema raro no coração, o recém-nascido aguardava por um leito em uma UTI pediátrica especializada. Por volta das 11h30 a família confirmou aoG1 que o Hospital Santo Antônio, da Santa Casa, havia conseguido uma vaga. Os pais tinham uma ordem judicial que dava direito à transferência.
"A gente havia acabado de sair do hospital e chegar em casa, quando tocou o telefone e nos avisaram da vaga. Eu estava no banho quando ligaram. Ficamos felizes demais", relatou o pai, Christian dos Santos, por telefone.
Pouco antes do meio-dia uma ambulância foi deslocada para fazer a transferência do Hospital Conceição, onde o bebê estava internado, para o Santo Antônio. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a criança chegou por volta das 13h e passa por procedimento cirurgico.
Dois dias depois do nascimento, quando o Kaiki já havia sido levado para casa, a família percebeu que algo estava errado. Os pais logo procuraram um médico, e exames diagnosticaram hipoplasia no ventrículo esquerdo, uma deformação considerada rara no coração. A partir disso, eles passaram a enfrentar uma segunda dificuldade: a busca por um leito.
"Chegamos em casa às 18h, e às 20h minha mãe começou a notar que ele gemia demais e estava com a boquinha branca", lembra o pai.
Os médicos do Grupo Hospitalar Conceição explicaram à família que a cirurgia é complicada, e que só poderia ser realizada no Hospital Santo Antônio, na Santa Casa, ou no Instituto de Cardiologia, os dois também na capital gaúcha. No entanto, não havia vaga em nenhuma das instituições.
O G1 entrou em contato com o Hospital Santo Antônio, e a assessoria de imprensa confirmou que o menino será internado na UTI. Uma criança foi desentubada e, por isso, uma vaga foi liberada. Kaiki será examinado assim que der entrada no hospital.
A direção da UTI pediátrica do Hospital de Cardiologia havia informado que tem 10 leitos na unidade e, no momento, o local atende acima da capacidade, com 12 crianças internadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário