Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de julho de 2013

CIDADE DO BEM: PROJETO SOCIAL EM MAURITI-CE TRANSFORMA A VIDA DE 15 MIL NORDESTINOS.


O projeto de mudança da realidade do sertão nordestino começou há 10 anos

Todas as casas da Cidade do Bem contam com total estrutura de saneamento básico, água encanada, rede elétrica, mobília completa e enxoval (FOTO: Divulgação/Amigos do Bem)
Todas as casas da Cidade do Bem contam com total estrutura de saneamento básico, água encanada, rede elétrica, mobília completa e enxoval (FOTO: Divulgação/Amigos do Bem)
Transformação de vidas por meio do trabalho, educação e moradia. Esta é a proposta da ONG Amigos do Bem, que, por meio do projeto Cidades do Bem, vem mudando a vida de mais de 15 mil pessoas no interior do Ceará.
O projeto de mudança da realidade do sertão nordestino começou há 10 anos. Voluntários da Amigos do Bem percorreram o Nordeste para distribuir alimentos, roupas, colchões, remédios, entres outros benefícios. A partir daí, a ONG construiu as primeiras Cidades do Bem, que além do Ceará, existem em Pernambuco e Alagoas.
Atuando desde 2006 no Ceará, a Cidade do Bem Agrovila, em Mauriti, cidade distante 491 quilômetros de Fortaleza, leva serviços básicos aos moradores da região. “Eletrificamos ruas, construímos casas e estradas, criamos os consultórios médicos e odontológicos, padarias, mercearias, farmácias, plantação de caju, fábrica de beneficiamento, centro educacional e etc, para atender não apenas seus moradores, mas cidades e comunidades vizinhas”, diz o gerente de projetos da ONG, Andre de Lucca.
Na Agrovila vivem mais de mil pessoas, mas o benefício da Cidade do Bem do Ceará atende também populações próximas de Mauriti. “São quase mil pessoas pessoas que ali vivem, mas a Cidade do Bem atende populações próximas, o que resulta num atendimento regular para quinze mil pessoas da região”, afirma Andre.
Dia a dia
Para reverter esta situação, os moradores da Agrovila são remunerados pelas atividades que exercem na própria região, desde a plantação de caju, artesanato, até a fabricação de doces e beneficiamento da castanha na fábrica localizada na Cidade do Bem. “A moeda de troca de nosso trabalho é a transformação e, para isso, é necessário o trabalho, a educação e o amor’, diz a presidente da ONG Amigos do Bem, Alcione de Albanesi.

Enquanto os adultos dão duro no trabalho, as crianças e jovens participam das atividades do Centro de Transformação, com ensino regular e atividades profissionalizantes, para serem verdadeiros cidadãos do mundo.
O Centro de Transformação, é um dos projetos mais corajosos dos Amigos do Bem, diz Andre de Lucca. São mais de 3 mil m², para atender milhares de crianças e jovens, todos os dias, com ensino regular e cursos profissionalizantes. Nele, os jovens exercem atividades extracurriculares, como inglês, dança, esporte, culinária e informática. “Estamos determinados a modificar o cenário de abandono e miséria do sertão nordestino por meio da educação, enxergando nos jovens a verdadeira transformação”, conclui o gerente.
Combate à seca
A região Nordeste sofre com a pior seca dos últimos 50 anos. Essa realidade também atinge a região de Mauriti. Para tentar mudar esta realidade, a Acqualimp, dooucisternas de polietileno que irão beneficiar 170 famílias na região – 23 em Muquém (PE), 51 em Igrejinha (PE), 19 em Xexéu (AL) e 77 em Cajueiro (CE). Além disso, as cisternas também vão atender 1875 alunos – entre crianças e adolescentes – do Centro de Transformação localizado em Alagoas.
A Agrovila, também localizada no Ceará, está inserida no plano das próximas doações. Esta é a primeira doação realizada pela Acqualimp à ONG Amigos do Bem. O plano é que novas doações aconteçam ao longo dos próximos meses para outras comunidades assistidas pela ONG. “A empresa acredita neste projeto e vai continuar disponível para apoiá-lo e manter o seu compromisso de ajudar o sertanejo a ter mais e melhor água”, finaliza o diretor da Acqualimp, Amauri Ramos.fonte:Tribuna do ceara/jardim das oliveiras camocim ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário