Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DILMA FAZ REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PARA TRATAR DE "ROLEZINHOS".



Preocupada com a onda de “rolezinhos” que começou nos shoppings de São Paulo e vem se espalhando pelo País, a presidente Dilma Rousseff (PT) convocou, na noite de terça-feira, 14, sua equipe de Governo para tratar do assunto, em reunião extraordinária. Não foram informadas as possíveis resoluções do encontro.


Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a presidente ouviu de auxiliares temores de que o fenômeno cresça e se transforme em manifestações de rua, em meio à Copa do Mundo e às eleições de outubro. 

A compreensão é de que o momento atual do movimento é comparável ao início dos protestos de junho de 2013. No caso, os militantes do Movimento Passe Livre (MPL) eram poucos e os primeiros protestos tiveram pouca repercussão. No entanto, a reação desproporcional das forças de segurança motivou a adesão de milhares de pessoas e as manifestações tomaram várias cidades do País.

Outro temor do Governo é que grupos de “black blocs” – que pregam a destruição do patrimônio como forma de protesto – se infiltrem entre os jovens que promovem os "rolezinhos" nos centros comerciais.

Para entender 
Os chamados “rolezinhos” são promovidos por grupos de jovens, geralmente da periferia das grandes cidades, que se combinam para encontros nos shopping centers. As reuniões são marcadas pelas redes sociais e tem atraído cada vez mais adeptos.

A onda de “rolês” começou em São Paulo e passou a ter maior repercussão no fim do ano passado. Nas redes sociais, os jovens inicialmente definiam que os encontros eram para “paquerar” e “se divertir”. Polícia, lojistas e mesmo alguns clientes, no entanto, acusam os movimentos de tumultuar os shoppings e promover roubos, furtos e vandalismo.

Com a polêmica, alguns dos encontros marcados atualmente assumiram caráter de movimento social mais politizado, pregando luta contra “segregação racial e socioespacial”.

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 15, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) promove uma reunião de emergência para discutir os “rolezinhos”.

Em Fortaleza
Após se espalhar por algumas capitais, pelo menos dois “rolezinhos” já estão marcados também em Fortaleza, através do Facebook. Ambos para o shopping Iguatemi, no bairro Edson Queiroz. O primeiro está agendado para 26 de janeiro e o segundo para 9 de fevereiro – neste último, 278 internautas já confirmaram presença, ao menos no Facebook.

Redação O POVO Online, com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário