Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

EMPRESAS DO CARIRI CEARENSE SÃO RECONHECIDAS PELA ARRECADAÇÃO DO ICMS NO CEARÁ.

PRÊMIO CONTRIBUINTES
Image-0-Artigo-1539897-1
Comércio é um dos setores que apresenta mais crescimento na região Sul do Estado
FOTO: CID BARBOSA
O Sul do Estado experimenta uma fase de desenvolvimento quese reflete na presença tributária

Crato. O Cariri abriu, oficialmente, as solenidades de entrega da 7ª edição do Prêmio Contribuintes, neste município. O evento aconteceu na noite de ontem, com a presença de empresários, autoridades locais e representantes de entidades classistas e empresariais. Na região foram agraciados 15 empresas, nas categorias Maiores Contribuintes e Simples Nacional.
Entidades filantrópicas que se destacaram no programa de arrecadação "Sua Nota Vale Dinheiro" também foram reconhecidas pelo empenho ao longo do ano de 2013. A região sul do Estado, o Cariri, é responsável atualmente por 2,86% dos impostos recolhidos no Estado, que este ano atingiu o patamar de arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de R$ 8,7 bilhões.
A região sul é a terceira em arrecadação do Ceará, depois do Norte do Estado, com 3,24% e a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 91,28%. As cidades de Limoeiro do Norte, Camocim e Fortaleza, serão as outras três a sediar as próximas solenidades de entrega da premiação.
A premiação em Crato, ocorrida no Garden Palace Buffet, no Mirandão, contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, que proferiu palestra aos presentes, sobre a atual situação da economia internacional e o Brasil dentro desse contexto, com suas atuais condições de fragilidades, ameaças e potenciais. Um show com Ítalo & Reno animou o público.
O tema da campanha este ano, para a premiação, é "Reconhecimento para quem faz o Ceará crescer". São segmentos diferenciados em evidência, mas que caracterizam bem a Região Metropolitana do Cariri (RMC), e as suas principais cidades, como importantes no processo de desenvolvimento do Ceará, com os seus investimentos em vários setores, principalmente educação e saúde. Nos últimos anos, a região foi beneficiária de alguns destes investimentos governamentais, como a conquista de um hospital regional, o Metrô do Cariri, escola profissionalizante, estradas e Centro de Convenções, além de uma Central de Abastecimentos (Ceasa), entre outros empreendimentos.

Estas conquistas são enfatizadas por autoridades empresariais locais, a exemplo do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Crato, Francisco Parente. Ele diz que o prêmio é um divisor de águas no Estado do Ceará, já que antes o empresário se sentia extremamente fiscalizado. "O governo era uma espécie de vilão", afirma.
Agora, conforme líder classista, é acima de tudo um aliado desse processo de desenvolvimento, e além disso reconhece o empreendedor.
A entrega da honraria acontece em quatro regiões do Estado. O Cariri tem obtido uma marca importante nos últimos anos, em termos de crescimento, principalmente do setor comercial, com uma especificidade maior para o varejo.
Várias empresas têm investido no potencial regional, desde o setor de alimentos, indústria químico-farmacêutica, calçados, semi-jóias e de transportes. São quase um milhão de habitantes em toda a região, concentrados principalmente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, cidades que integram a RMC.
O Prêmio Contribuintes é uma parceria do Sistema Verdes Mares com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).
Dez empresas estão entre as que mais arrecadaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), por região, e mais cinco inseridas no Regime Simples Nacional.
O processo de arrecadação do Estado tem crescido nos últimos anos, principalmente no Interior, e o Cariri tem despontado nesse processo com a implantação de diversas empresas, nos diversos segmentos.
Novas empresas tem sido cotadas para serem instaladas na cidade de Juazeiro, que detém a maior fatia das empresas agraciadas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Crato, Antônio Mendonça, as metas de desenvolvimento para os próximos anos, reside na atração de novas empresas.
Um distrito industrial está sendo um dos espaços destinados à instalação dos novos empreendimentos, tanto em Crato como em Juazeiro do Norte.
Ele afirma que a ideia é aproveitar esse momento de grande desenvolvimento na região do Cariri, para buscar os novos investidores. Nos últimos anos, esse novo direcionamento da economia tem facilitado isso. Um dos setores que mais se destaca, conforme o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base nas informações geradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstra que a base econômica da região tem sido principalmente no setor de serviços, vindo em seguida a indústria e com uma parcela menor, o setor agropecuário.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

Mais informações

7ª Edição do Prêmio Contribuintes

Parceria Sistema Verdes Mares e Governo do Estado/Sefaz
Próxima solenidade será dia 12 em Limoeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário