Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

OPERÁRIO QUE SOFREU ACIDENTE EM OBRA DA COPA DE 2014 MORRE EM HOSPITAL DE MANAUS-AM


Português de 55 anos se feriu quando tentava desmontar guindaste.
Fato ocorreu na Arena da Amazônia, estádio que vai receber jogos.

Do G1 AM/jardim das oliveiras camocim ceara

  •  
Momento em que ambulância fez a remoção do operário (Foto: Arquivo pessoal)Momento em que ambulância fez a remoção do operário (Foto: Arquivo pessoal)
Um operário da Arena da Amazônia morreu, na tarde desta sexta-feira (7), após sofrer um acidente no período da manhã. Ele tentava desmontar um guindaste usado na cobertura do local. O homem, um português de 55 anos, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a unidade de saúde já em estado grave.
Esta é a terceira morte registrada em obras da Arena da Amazônia, em Manaus, e a quarta em obras para a Copa na capital.
Nina Neubarth, do setor jurídico da Martifer, multinacional responsável pelas obras na parte metálica da Arena, informou ao G1 que deve embarcar para Manaus ainda nesta sexta. Segundo a representante, o seguro do operário já foi acionado e a empresa está providenciando assistência à família do português, além dos trâmites necessários para o transporte do corpo para Portugal.
De acordo com a assessoria da Unidade Gestora da Copa, o acidente aconteceu por volta de 8h em uma área do Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), que fica ao lado do estádio. O Sindicato da Construção Civil afirmou que o operário foi atingido na cabeça por uma barra de ferro que se soltou do guindaste.

Após o acidente, o operário foi levado para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul da capital, onde os médicos constataram traumatismo craniano. O homem foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste, onde morreu horas depois. A unidade é apontada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) como referência em neurologia.
A Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom) informou que o governo do estado deve enviar nota oficial sobre o caso ainda nesta tarde. O governador, Omar Aziz, havia programado uma vistoria nas obras da Arena da Amazônia para 9h30 desta sexta, mas após o acidente, a visita foi cancelada.
Operário teve traumatismo craniano (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Operário teve traumatismo craniano (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Construtora Andrade Gutierrez, responsável pelas obras da Arena, informou que o operário trabalhava como técnico de guindaste de grande porte. Segundo a empresa, o guindaste já estava com as operações encerradas desde o dia 11 de janeiro deste ano.
De acordo com a construtora, após o acidente, o operário foi socorrido pela equipe de Segurança do Trabalho.
Acidentes
No dia 28 de março, o operário Raimundo Nonato Lima Costa, de 49 anos, morreu ao se desequilibrar e cair de uma altura de cinco metros. Ele tentou passar de uma coluna para um andaime. A morte, segundo o Instituto Médico Legal, foi ocasionada por traumatismo craniano.
Na madrugada do dia 14 de dezembro de 2013, um operário morreu após cair de altura de 35 metros, no canteiro de obras da Arena da Amazônia. A vítima era Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos, natural de Limoeiro do Norte, no Ceará. Ele trabalhava na montagem da cobertura do estádio.
No fim da manhã do mesmo dia, o operário José Antônio da Silva Nascimento, de 49 anos, morreu enquanto trabalhava nas obras do Centro de Convenções do Amazonas (CCA), ao lado da Arena da Amazônia. O complexo deverá integrar a estrutura que está sendo preparada para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. Familiares da vítima reclamaram das condições de trabalho no local. A Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom) confirmou a causa da morte por infarto.
Após as mortes, o Ministério Público do Trabalho iniciou uma série de vistorias nas obras do estádio e apontou uma série de irregularidades. Após o relatório do MPF, a Justiça do Trabalho interditou obras em alturas no período da noite.
(*Colaborou Jamile Alves, do G1 AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário