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sexta-feira, 7 de março de 2014

VENDA DE CAMISETAS COM ESTAMPAS CRIATIVAS É MANIA EM FORTALEZA-CE.


Marcas cearenses investem na moda como forma de expressão e preferência pessoal

Uma das estampas da marca Printerama (FOTO: Divulgação)
Uma das estampas da marca Printerama (FOTO: Divulgação)
Camisetas que chamam a atenção de quem vê. Modernas, descoladas, esportivas, coloridas ou em preto e branco, não importa! As camisetas ganharam posição de destaque na moda e, para alguns, são peças indispensáveis no guarda-roupa.
O mercado de camiseterias com estampas diferentes e até com quantidade limitada começa a crescer em Fortaleza. São T-shirts com estilos diversos: cinema, literatura, games, quadrinhos, regionalismo e humor.
Antino Silva (Printerama), Kaio Anderson (Fora da Rota) e Gustavo Lobo (NordWest) uniram criatividade e qualidade para criarem empresas cearenses de camisetas, com um ponto em comum: a vontade de ser diferente e original. E eles vendem para todo o Brasil, de forma online.
De acordo com Antino Silva, o “Printerama” surgiu em 2012 e já vende cerca de 300 camisetas por mês. O negócio iniciou por uma necessidade pessoal. “Eu estava precisando de camisetas e não encontrava nenhuma interessante. Então, junto com um amigo [Téo Brito] decidimos produzir as peças”, conta.
Para baixar o custo de produção, os jovens resolveram disponibilizar as camisetas aos amigos. E o negócio deu certo. “A gente se espantou em ver que existe um mercado e que temos oportunidades. Até pessoas de fora começaram a fazer pedidos”. As vendas são feitas online, nosite do Printerama. A maioria é vendida para fora do estado.

O legal do Printerama é que semanalmente nasce uma estampa diferente, enquanto a antiga “morre”. Toda segunda-feira, a loja oferta uma nova estampa (R$ 44,90). Duas semanas depois, adeus estampa! Pelo menos, por mais um ano, a camiseta não será produzida. Quem sabe sejam reeditadas. Mas é melhor não esperar por isso. “É uma forma de ser praticamente exclusiva, de limitar as vendas”, afirma Antino.
Printerama

Printerama

O Printerama produz peças relacionadas a cinema, série, videogames e livros (FOTO: Divulgação)
O administrador Kaio Anderson, de 27 anos, sempre foi fascinado pela cultura de T-shirts, onde uma peça de vestuário é utilizada como forma de expressão de opinião e preferências. O jovem via que, em Fortaleza, essa cultura era pouco explorada, ao contrário do que acontecia no Sudeste e em outros países. “Propus sociedade com um amigo [Adams Pinto] que tinha ideias similares e a mesma inquietação sobre a situação e decidimos criar uma marca que explorasse a cultura tão pouco difundida na nossa cidade”, conta.
A partir daí, surgiu a “Fora da Rota”. O nome é uma forma de mostrar a originalidade da empresa. “Uma camiseta com um símbolo de uma marca, números aleatórios e palavras em língua estrangeira parecem não carregar significado. O nosso ideal é ir contra a maré e desenvolver peças que comuniquem algo sobre quem as usa”, explica.
    Assim como o Printerama, a Fora da Rota vende camisetas básicas com temáticas de cinema, literatura, games e quadrinhos. As T-shirts também são vendidas na internet, com preços entre R$ 30 e R$ 40. “O mais importante é ter uma camiseta que fale sobre seus gostos e visão de mundo”. Além do meio ‘pontocom’, o Fora da Rota também marca presença em eventos do meiopop/nerd/geek, como o Sana, com resultados bem positivos.
    Regionalismo
    Gustavo Lobo é dono da empresa de camisetas com estilo bem Nordestino, como o próprio nome já sugere: NordWest. “Tudo para dar certo tem que ser inglês, então fizemos uma brincadeira. Uma maneira de deixar chique”, brinca.
    A loja, criada há sete anos, surgiu como forma de apostar em algo diferente. “Eu sempre trabalhei com confecção e necessitava entrar no mercado de malhas, mas é muito concorrido. Então resolvi apostar no regionalismo com pitada de humor”, revela.
    A marca, conhecida no mercado da capital, utiliza humor e irreverência nas estampas, com frases do tipo: “Velho não, seminovo”, “Promoção: pague minhas contas e fale à vontade da minha vida” e “Verás que um filho teu não pega o beco”. As blusas custam, em média, R$ 50. Em Fortaleza, há lojas e quiosques nos shoppings Benfica, Via Sul e Del Paseo.
    Agora basta escolher a sua força de expressão em forma de camisa – seja ela de um filme, livro, game, TV, internet ou tudo misturado – e comprar a sua predileta. Difícil mesmo é escolher somente uma. “Bazinga!”

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