Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de abril de 2014

CIRO GOMES MANDA IRMÃO DE PACIENTE COM CÂNCER IR "À MERDA".


“Eu mandei ele ir à merda”. Essa foi a resposta que uma família obteve do Secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, perante o grave quadro de saúde de Ana Joaquina de 56 anos, natural de Crateús, diagnosticada com câncer de pele. A agente de saúde precisa de um medicamento chamado Zelboraf, onde a dose diária custa mais de mil reais.



Dia 13 de dezembro de 2013, o juiz da 5ª vara da Justiça Federal, João Luís Nogueira de Matias determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) adquirisse o medicamento, tendo como réus: União, Estado e Município. No dia 26 de dezembro, o processo foi enviado à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Ceará (Coasf) para a compra imediata do medicamento.

A União já depositou na conta do Tesouro do Estado do Ceará o recurso para a compra do remédio. Mesmo com o dinheiro em conta, a Secretaria de Saúde (Sesa) insiste em desobedecer a ordem judicial. Enquanto isso, a cada dia o estado de saúde de dona Joaquina se agrava.

unnamedO vereador Capitão Wagner foi procurado pela família, que cedeu uma cópia de todo o processo. A irmã e o filho de dona Joaquina acompanharam o pronunciamento na expectativa de que outros vereadores também se solidarizassem com o caso e que possam de alguma forma contribuir na solução da questão. “Em momento algum a família quer fazer disso política. Querem resolver o problema” ressaltou o parlamentar.

Espera-se que a Sesa não repita o ocorrido com o policial militar SD Monteiro, que também estava com câncer e aguardou durante oito meses o medicamento. Dia 24 de fevereiro deste ano a secretaria informou que no máximo em sete dias o remédio seria entregue e no dia 21 de março, o policial faleceu sem receber a medicação garantida através de liminar assinada pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, em julho de 2013.


Cid Gomes, por sua vez, garantiu que o caso envolvendo dona Joaquina será resolvido.

Fonte: Monólitos Posthttps://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=8971206205420520163

Nenhum comentário:

Postar um comentário