Projeto visa apelar à 'empatia' de controladores dos EUA antes de ataques.
Pôster de menina que perdeu os pais foi instalado em Khyber-Pakhtunkhwa.
Artistas paquistaneses estão tentando deter bombardeios de drones americanos em regiões tribais do país de maneira criativa. Com a ajuda do street artist francês JR, a intervenção intitulada "#NotABugSplat" instalou em um campo do distrito de Khyber-Pakhtunkhwa o retrato gigante de uma menina paquistanesa que, segundo advogados, perdeu os pais e dois irmãos em um desses ataques com drones.
Essas regiões tribais abrigam militantes da Al-Qaeda, alvo dos ataques americanos que acabam por tirar vidas de civis, dependendo do local. O projeto 'Inside Out' visa conseguir a 'empatia' dos controladores de drones americanos mostrando essas fotos, que são captadas nas imagens aéreas pelas câmeras usadas para comandar os ataques.
"#NotABugSplat", que pode ser traduzido por "Não é uma mancha de inseto", usa o termo que operadores de drones americanos utilizam para se referir a vítimas de ataques, que pareceriam insetos esmagados quando vistos do alto. O uso do termo pelos operadores foi exposto em umareportagem da revista "Rolling Stone" em 2012.
O artista francês JR pretende exibir esse e outros retratos ao redor do mundo no Panteão de Paris, como parte de um projeto chamado "Inside Out" (De dentro para fora).
Ataques por drones
Desde 2004, essas regiões do Paquistão próximas à fronteira com o Afeganistão são as que sofreram mais ataques por drones em todo o mundo.
Desde 2004, essas regiões do Paquistão próximas à fronteira com o Afeganistão são as que sofreram mais ataques por drones em todo o mundo.
Segundo o Escritório de Jornalismo Investigativo, esses ataques já deixaram ao menos 2.296 mortos, dos quais 416 eram civishttps://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=3397495631222322085.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário