Divulgação
Professores de edições anteriores vão apresentar projetos implantados em suas cidades.
Começa na segunda-feira (1º) a quarta edição do programa 'Missão Pedagógica no Parlamento". Até sexta (5), 60 professores de todo o País estarão em Brasília para participar do programa, promovido pela Câmara dos Deputados.
O programa é destinado a professores do ensino fundamental e médio da rede pública e tem por objetivo capacitar esses profissionais para promoverem em sala de aula projetos de educação para a democracia.
A diretora da Coordenação de Educação para Democracia, Herycka Rocha, explicou que a seleção foi feita com 210 professores que participaram em suas escolas de um curso de 30 horas. "Após a parte presencial vai haver um outro módulo que é destinado ao desenvolvimento de projetos para serem implementados nas suas comunidades, nas suas escolas. Esse é um aspecto importante do programa porque a ideia é que gente trabalhe com eles projetos que depois vão ser implementados nos seus estados."
A cada edição do programa são selecionados 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil – dois de cada estado e do Distrito Federal. Neste ano, além deles, seis educadores selecionados pelo programa Câmara Mirim, do Plenarinho – site infantil da Câmara –, também frequentarão o curso de formação.
Projetos pedagógicos em andamento
Gibson Machado, professor no Rio Grande do Norte, participou do programa em 2012. Em 2013, ele implantou um projeto de preservação do patrimônio arquitetônico e cultural no município de Ceará-Mirim. "Eles passaram a pesquisar sobre isso aqui na cidade e a partir daí eles estão construindo propostas para serem apresentadas à Câmara Municipal e tentar transformar essas propostas em lei que protejam esse patrimônio."
Gibson Machado, professor no Rio Grande do Norte, participou do programa em 2012. Em 2013, ele implantou um projeto de preservação do patrimônio arquitetônico e cultural no município de Ceará-Mirim. "Eles passaram a pesquisar sobre isso aqui na cidade e a partir daí eles estão construindo propostas para serem apresentadas à Câmara Municipal e tentar transformar essas propostas em lei que protejam esse patrimônio."
Durante a semana serão apresentados os seguintes projetos pedagógicos de professores de outras edições:
• Projeto "Jardinea - Cultivando Flores e Valores" - Professora Renata Aparecida Contiero Hamamura
• Projeto "Revitalizando o Conselho Escolar, um novo olhar sobre este colegiado" - Professor Oton Mário de Araújo Costa
• Projeto "Ceará-Mirim - conhecer para preservar" - Professor Gibson Machado Alves
• Projeto "VIVA+Democracia: Educação de Pares" - Professora Domingas Rodrigues da Cunha
• Projeto "Jardinea - Cultivando Flores e Valores" - Professora Renata Aparecida Contiero Hamamura
• Projeto "Revitalizando o Conselho Escolar, um novo olhar sobre este colegiado" - Professor Oton Mário de Araújo Costa
• Projeto "Ceará-Mirim - conhecer para preservar" - Professor Gibson Machado Alves
• Projeto "VIVA+Democracia: Educação de Pares" - Professora Domingas Rodrigues da Cunha
Etapas do curso
A primeira etapa do curso, um encontro presencial de 40 horas, trata de temas como:
- Noções sobre democracia, representação e confiança;
- Introdução e problematização sobre o processo legislativo;
- Introdução ao tema participação do cidadão;
- Desenvolvimento e problematização sobre conceitos de educação para democracia e letramento político;
- Desenvolvimento e problematização sobre papel da escola para a formação democrática e cidadã; e
- Conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.
A primeira etapa do curso, um encontro presencial de 40 horas, trata de temas como:
- Noções sobre democracia, representação e confiança;
- Introdução e problematização sobre o processo legislativo;
- Introdução ao tema participação do cidadão;
- Desenvolvimento e problematização sobre conceitos de educação para democracia e letramento político;
- Desenvolvimento e problematização sobre papel da escola para a formação democrática e cidadã; e
- Conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.
Já a segunda parte, com duração de 50 horas, será oferecida à distância. Nessa fase, os professores são orientados a elaborar um projeto de educação para a democracia a ser desenvolvido com seus alunos em sala de aula.
Os professores interessados em participar da próxima edição do programa podem obter mais informações na página da Câmara no www.camara.leg.br.
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'/Tempo da Noticia
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=4681452764838512820
Nenhum comentário:
Postar um comentário