ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO
A região detém a maior produção de frutas para exportação e agora inicia também com usina de cimento
Limoeiro do Norte. Está em processo de licitação duas grandes rodovias estaduais importantes para o desenvolvimento da região Jaguaribana: A restauração da Estrada da Fruta e a implantação da Estrada da Produção, vias que irão contribuir para o escoamento da produção mineral e de frutas na Chapada do Apodi. As obras darão melhor acesso à BR-116, bem como fortalece o acesso ao Rio Grande do Norte. As obras, juntas, estão orçadas em R$ 100,6 milhões, em média.
A obra já é vista pelo empresariado que atua na região como o maior investimento feito pelo Governo do Estado no Vale do Jaguaribe e que está chegando em boa hora, após anos de reivindicação.
A região detém a maior produção de frutas para exportação no Estado, com destaque para o Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi, que compreende uma área entre os municípios de Quixeré e Limoeiro do Norte.
As rodovias também atenderão ao setor de mineração, que tem atuação das cimenteiras Apodi, na região do Bonsucesso, em Quixeré, e a Mizu, em Baraúnas, no Rio Grande do Norte, localizada na divisa com o Ceará. Além destas, há a atividade extrativista do calcário, enviado para as siderúrgicas do Complexo Portuário do Pecém.
A reforma da Estrada da Fruta (CE-356) encontra-se em fase de conclusão do projeto para a ampliação da capacidade da rodovia, que hoje possui seis metros de pista e um metro para área de acostamento.
Com a reforma, a via será alargada e passará a ter 7m e um 1,5m de acostamento. A rodovia foi inaugurada em 28 de Janeiro de 2006, para fortalecer a fruticultura na região.
A via parte do Distrito de Bonsucesso, em Quixeré, e vai até a BR-116, em Russas, possuindo 36km de extensão. O custo da restauração da CE-356 será de R$ 37.650.124,91.
Para o presidente executivo da cimenteira Apodi, Adauto Farias, a CE-356 é a principal via de escoamento da produção de cimento da região e há tempos necessita de uma reforma.
"Essa estrada não foi projetada para o fluxo de veículos pesados e se faz muito necessária uma reforma. A situação fica complicada na época do inverno. Cerca de cinco mil toneladas de cimento passam por essa rodovia diariamente. Por isso a importância dessa reforma", conta.
Ele acrescenta que toda a produção é das duas fábricas de cimento da região e mais a atividade extrativista do calcário.
A implantação da Estrada da Produção se dará em duas etapas. A primeira será a implantação e pavimentação da rodovia CE-458, no trecho que liga o Distrito de Flores, em Russas, a Quixeré. Será construída uma ponte de 400 metros sobre o Rio Jaguaribe, no eixo que dá acesso do Distrito à BR-116.
A ponte irá interligar os dois maiores projetos irrigados da região, o Tabuleiro de Russas e o Jaguaribe Apodi, além de facilitar o acesso à rodovia Federal. Esse trecho da via terá extensão de 10,78km e está avaliado em R$ 38.094.962,05.
A continuidade da Estrada da Produção dar-se-á com a implantação e pavimentação já na Chapada do Apodi na CE-123. A via tem início na CE-377, na comunidade de Santa Cruz em Quixeré, passando pela localidade de Poço Novo até encontrar a CE-265, na altura da comunidade de Cabeça Preta, em Limoeiro. Nessa segunda etapa, a estrada compreenderá uma extensão de 30,75km, orçada em R$ 24.945.134,45.
Para o presidente da União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale), João Teixeira, as duas rodovias são de grande importância para o desenvolvimento da região Jaguaribana. "Essas duas rodovias estão chegando em boa hora, porque irão fortalecer o escoamento de toda a produção de frutas e grãos do perímetro Jaguaribe-Apodi, bem como da produção de cimento e calcário na região da Chapada, além de interligar os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Haverá maior acesso entre os perímetros tabuleiro de Russas e Jaguaribe Apodi", destacou.
Sobre a construção da ponte no Distrito de Flores, Teixeira disse que o novo trecho irá diminuir em até 20% a distância até a BR-116, principalmente na época do inverno. "Na época chuvosa, para chegar até a rodovia, os caminhões tinham que fazer a volta por Limoeiro do Norte. A ponte irá facilitar, principalmente nessa época, a saída do produto da região rumo ao Porto do Pecém", explicou.
O empresário acrescenta que a Estrada da Produção se complementará com a reforma da BR-304, que liga Tabuleiro do Norte ao Rio Grande do Norte. Segundo ele ,o projeto já está previsto para o PAC-3.
Polo produtor
A Chapada do Apodi, no Ceará, abriga um dos maiores perímetros irrigados do Estado, o Jaguaribe-Apodi, responsável por um volume maior de exportação de frutas, principalmente melão e banana, além da produção de grãos e alimentação para rebanho. Também na região atuam fábricas de cimentos e cal.
O projeto de implantação da Estrada da Produção está em fase de licitação. De acordo com o Departamento Estadual de Rodovias (DER), somente após o anúncio da empresa vencedora é que poderão ser estipulados prazos para conclusão da obra. Sobre a rodovia CE-356, no trecho BR-116 - Bonsucesso - Divisa CE/RN, o departamento informou que a obra já encontra-se licitada, sendo a empresa vencedora a Construtora Luiz Costa Ltda - CLC, onde será executado a restauração da via existente com o alargamento da plataforma. Agora, aguarda-se a publicação de contrato.
Mais informações
Departamento Estadual de Rodovias (DER)
Av. Godofredo Maciel,3000 Maraponga - Fortaleza
Telefone: (85)3101.5704
Departamento Estadual de Rodovias (DER)
Av. Godofredo Maciel,3000 Maraponga - Fortaleza
Telefone: (85)3101.5704
Ellen Freitas
Colaboradora
Colaboradora
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=8253748038010375937
Nenhum comentário:
Postar um comentário