Powered By Blogger

sábado, 20 de setembro de 2014

OS ÍNDIOS ANTES E DEPOIS DAS CHEGADAS DOS PORTUGUESES.

A ocupação das terras que hoje são chamadas de Brasil foi ocupada bem antes das chegadas dos portugueses neste território, em 1500. Naquela época; cerca de 6 milhões de pessoa moravam no pindorama (como era chamado o território daqueles povos); de acordo com o idioma que falavam e seu modo de agir, eles foram divididos em dois grupos : Tupi-Guarani e em Macro-Jê. Cada grupo indígena possuía seu sistema de crenças, idiomas, rituais, mitos, modos de trabalhar e diferentes modos de agir.
Eles também tinham a organização familiar e social, indicativos das variedades de culturas e etnias que habitavam o território, a atividade oral foi uma fonte fundamental para conhecermos a história desses povos; ela foi fundamental, pois os navegadores que vinham para este território utilizavam basicamente ela para fazer as anotações que eles queriam. Os povos indígenas que viviam naquele território sobreviviam principalmente da caça de animais, agricultura, coleta de frutas, raízes, folhas e dentre outras. 
A pequena agricultura que produziam era a: mandioca- brava, aipim, pimenta, ervilha, favas, cará e abacaxi, isto era o que eles produziam, só que em uma pequena quantidade. (OBS: Os índios não queriam acumular riquezas.) A guerra fazia parte do cotidiano desses povos e poderia ser motivada por diversos fatores, por causa de território, para saber às vezes quem tinha um exército, mas forte e entre outros fatores. Nas guerras se praticavam o canibalismo entre grupos rivais, eles acreditavam que se alimentassem da carne do guerreiro derrotado significaria além de uma forma de vingança seria também uma forma de absolver o seu espírito, sua força e coragem. A guerra fazia parte do cotidiano desses povos.
A divisão do trabalho era feita da seguinte maneira, os homens aravam a terra, plantavam, caçavam, produziam, construíam casas, produziam armas e entre outras; as mulheres colhiam, fabricavam tecidos, farinhas, cestas e dentre outras. Quando os europeus (principalmente portugueses) chegaram neste território abitados pelos índios eles queriam ir atrás de ouro como não obtiverão um resultado esperado eles foram atrás de outra coisa de lhe dessas riquezas e acharam esta oportunidade explorando o pau-brasil e os índios que a li abitavam. OBS: Os historiadores acreditam que os portugueses não tenham sido os primeiro a chegar no Brasil.
Nos dias atuais existem órgãos de proteção ao índio como a: FUNAI, UNI, CIMI e entre outros organizações de proteção ao índio. Os índios devem ser respeitados, tanto para marcar uma forma cultural, mas também por ter sido ele os primeiros a habitarem o território brasileiro.
Há indícios que na cidade de Hidrolândia no sertão cearense já tenha vivido tribos indígenas, pois já acharam pinturas rupestres na localidade do Iguará, próximo ao Rio dos Macaco. Muito embora não haja um estudo científico para comprovar essa existência. Em 2013 foi realizado uma reportagem sobre a cidade de Hidrolândia pela TV Cidade e na reportagem foi explorado esses indícios deixados pelos indígenas. Na ocasião foi entrevistado o professor Gilberto Rocha que é um estudioso local desse fenômeno.

Dados comprovam que a população indígena vem crescendo regressivamente, segundo dados do IBGE (a população indígena é de 896, 9 mil; com cerca de 305 etnias e falando cerca de 204 idiomas), isso nos mostra que essas organizações de competência estão ajudando muito a tribos indígenas.

Texto de Zairo Bastos, estudante do 7º ano do Fundamental II da Escola Vida de Hidrolândia 
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=8554502903759807315

Nenhum comentário:

Postar um comentário