Iraci Loiola de Sousa Amorim é instrutora da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e prepara pratos deliciosos feitos com a palma
FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Canindé. Você já imaginou chegar num restaurante ou lanchonete de sua cidade e encontrar cardápios variados feitos à base de palma? Não? Pois isso já é possível no Estado do Ceará. Nesta Cidade, Iraci Loiola de Sousa Amorim, que é instrutora da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), prepara pratos deliciosos feitos com a leguminosa, que tem tudo para revolucionar a culinária cearense.
No seu cardápio, a palma é utilizada para fazer arroz, bolo, sanduíche, salgado de macaxeira, torta, suco com hortelã junto com abacaxi, além da palma com energético e carne. “Meu grande sonho é montar um restaurante à base desses produtos. Enquanto isso não acontece, vou ensinando aos jovens e adolescentes do Ceará as vantagens que tem a palma na alimentação humana”, ressalta a instrutora, que tem uma lanchonete em Tauá, sua terra natal.
O secretário da SDA, Nelson Martins, tomou o suco de palma e elogiou. “É muito bom. Espero que essa cultura possa se expandir para todo o Estado, porque, além de estarmos contribuindo para salvar os animais que sofrem sempre com grandes estiagens, iremos também colocar no mercado nossas opções comestíveis para o povo cearense”.
As invenções de dona Iraci já chegaram a cidades como Canindé, General Sampaio, Tauá, Tejuçuoca, Apuiarés, Caridade, Aratuba, Choró e Madalena. Agricultores e donas de casa já utilizam a palma forrageira como alimento humano.
Antônio Marreiro Cruz, 50 anos, residente na localidade de Ipueira Cumprida, a 12 quilômetros da sede de Canindé, prepara suco de palma com limão, com laranja, abacaxi, além de bolos deliciosos e arroz com ingredientes do cactáceo.
Maria de Jesus Amorim, 54, do Assentamento 24 de Maio, em Madalena, é outra que prepara pratos especiais com a presença da palma forrageira. “Já tenho até clientes que encomendam bolos, salgados e até sucos. São pessoas que sofrem de diabetes e se alimentam dos produtos porque faz bem à saúde”, diz orgulhosa a dona de casa.
No Município de Caridade, a doméstica Fátima de Sousa Abreu, 49 anos, vende sucos de palma em dias de movimento na comunidade onde mora, no Angelim. “Até o governador do Ceará, Cid Gomes, quando veio visitar a adutora de General Sampaio que levará água para Canindé e Caridade, tomou suco de palma com laranja e elogiou”, garante Fátima.
Em General Sampaio, o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, José do Egito, tem um projeto para que a palma seja aproveitada na merenda escolar.