INTERIOR DO ESTADO
Na etapa regional, realizada em Belo Horizonte, os finalistas foram premiados com medalhas e tablets
Iguatu. É desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, o único representante do Estado escolhido como finalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa "Escrevendo para o Futuro", categoria poemas. O selecionado é o estudante Lyedson Alves Silva, de 11 anos, aluno do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Carlota Távora, que vive a expectativa da disputa final, no próximo dia 16 de dezembro, em Brasília.
A competição chega à quarta edição e é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na etapa regional, realizada em Belo Horizonte, os finalistas foram premiados com medalhas e tablets. A escola onde Lyedson Silva estuda será homenageada com uma placa. O estudante foi selecionado para a final com o poema "Os santos padroeiros do meu lugar".
A Olimpíada é disputada por mais de cinco milhões de alunos. Lyedson Silva contou que a inspiração do texto saiu da própria família, por meio da sua avó. "O povo de Iguatu é muito religioso, e a minha avó, como uma grande devota, foi me orientando. Com a ajuda da minha escola, da professora e dos colegas eu fui montando o texto".
O estudante já está de malas prontas para Brasília para participar da final das Olimpíadas de Língua Portuguesa, edição 2014. O resultado da etapa regional chegou à escola num clima de muita alegria. Para a diretora Maurícia Ferreira, essa é a prova de que o ensino público tem qualidade e que os alunos podem ir mais além.
"Vamos para a final, vamos competir, e quem sabe o município de Iguatu chega à final vitorioso". A professora, Maria Evilênia Maia, a diretora da unidade de ensino e a mãe do aluno selecionado, a agente de Saúde, Maria das Graças da Silva, vão acompanhar Lyedson Silva na etapa final, que contará com 152 finalistas selecionados em quaro gêneros textuais: poemas, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
Serão escolhidos 20 ganhadores. Cada um vai levar para casa um notebook. A escola do estudante vencedor também vai ganhar. O prêmio será um laboratório de informática equipado com dez computadores, uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.
Outros finalistas
São Gonçalo do Amarante teve as finalistas Joyce Almeida (Artigo de Opinião), que cursa o 2º ano; e Ester Raquel Ferreira (Crônica), do 1º ano, ambas da Escola de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara. Eles foram premiadas com medalhas e tablets, e a escola receberá uma placa de homenagem. "Isto prova mais uma vez que a juventude e o povo de São Gonçalo têm seu valor e pode ir além do que nossos olhos podem ver", afirmou o diretor Marcelo Teles.
No Ceará, outros três estudantes disputam na categoria Artigo de Opinião, são eles: Gleiton de Souza Vasconcelos, Carlos Iury Holanda da Silva e Agna Ferreira Tavares, todos de Fortaleza. Já na categoria Crônica, outros três jovens cearenses também são finalistas: Marcelo Silva de Lima, Aracy Frutuoso Alves e Roberta Amanda Ferreira, todos também de Fortaleza.
Mais informações:
Escola de Ensino Fundamental Carlota Távora
Fone: (88) 3581-6617
Secretaria de Educação de Iguatu
Fone: (88) 3581-0568
Fone: (88) 3581-6617
Secretaria de Educação de Iguatu
Fone: (88) 3581-0568
Honório Barbosa
Colaborador
Colaborador
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=2108751907484967513
Nenhum comentário:
Postar um comentário