Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FUNCEME PREVÊ CHUVAS ISOLADAS E DE BAIXA PLUVIOMETRIA NO CARNAVAL.

 por  | 

Tempo nublado e com chuvas isoladas podem ocorrer no Carnaval, segundo previsão da Funceme. Foto: Honório Barbosa
Tempo nublado e com chuvas isoladas podem ocorrer no Carnaval, segundo previsão da Funceme. Foto: Honório Barbosa
O Ceará tem possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas no período do Carnaval. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).Entretanto, a probabilidade é de precipitações isoladas e de baixa pluviometria em torno de 20mm. Entre o sábado e a terça-feira as chuvas serão marcadas por irregularidades.
meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que pode chover em todas as regiões. “Não significa que vá chover em todos os municípios”, frisou. “A tendência é que não sejam chuvas significativas, intensas”.
O principal sistema causador de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que se aproximou mais da Linha do Equador e deve provocar as áreas instabilidades no Estado, com predominância para as regiões Centro-Sul e Litoral.
De acordo com a previsão, neste Carnaval a faixa litorânea deverá ter nebulosidade variável com registro de chuvas fracas na madrugada e início da manhã e sol com poucas nuvens no restante do dia. No centro-sul do Ceará e na região Jaguaribana, a tendência é de nebulosidade variável com chuvas mais significativas, principalmente à tarde e à noite.

“Em geral, não será um Carnaval marcado pela chuva. Haverá precipitações, mas deveremos ter bastante calor até a terça-feira. As temperaturas devem variar de 31°C a 33°C no Litoral e de 32°C a 37°C no Interior. Ainda não há uma atuação direta da Zona de Convergência Intertropical, que poderia trazer chuvas mais generalizadas”, explica o meteorologista Raul Fritz.
NOVO PROGNÓSTICO
No próximo dia 23 ou 24, a Funceme deve divulgar um segundo prognóstico para a estação chuvosa no Ceará. O primeiro apontou um índice de 64% de chance para as chuvas ficarem abaixo da média. “É bastante provável que o próximo prognóstico aponte uma queda nesse índice, havendo uma tendência de crescimento de que ocorram chuvas dentro da média”, frisou Raul Fritz. “Estamos concluindo os estudos, modelos próprios e comparativos com outras instituições do Brasil e dos Estados Unidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário