Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de março de 2015

FOTÓGRAFO CEARENSE MAURÍCIO ALBANO MORRE AO 69 ANOS EM FORTALEZA-CE

Reconhecido como um dos grandes fotógrafos da atualidade, o cearense "Seu Maurício" faleceu nesta quarta
fonte:DN
Maurício Albano
Fotógrafo dedicou sua carreira a registrar as paisagens naturais do Ceará. Com mais de 50 anos de carreira, Maurício Albano publicou diversos livros de fotografia
FACEBOOK/REPRODUÇÃO
Faleceu na manhã desta quarta-feira (11), o fotógrafo cearense Maurício Albano. O corpo do artista é velado na própria cama na casa onde morava com seus dois filhos, no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza. Ao longo da tarde, amigos e familiares estiveram presentes prestando as últimas homenagens ao artista. De acordo com a família, a causa da morte ainda não foi descoberta, mas suspeita-se de um infarto fulminante ou um AVC.
O corpo do fotógrafo será cremado e as cinzas serão despejadas nas águas que banham a Praia de Picos, em Icapuí, cidade localizada a 172 km de Fortaleza. Maurício posuía uma casa rústica próxima à praia  e tinha planos de ampliar o prédio para, depois, ir morar no local.
Maurício Albano começou a fotografar nos anos 1960, somando mais de 50 anos dedicados à fotografia. Apaixonado pela natureza, dedicou a vida a registrar as paisagens naturais do Ceará e imagens de caráter bucólico e telúrico, semelhante à vida que levava com os filhos no sítio na Lagoa Redonda. "Ele plantou quase todas as árvores do sítio e acompanhava de perto o crescimento de cada uma delas. Nos últimos dias, estava particularmente feliz com um pé de graviola, que nunca antes tinha dado tantos frutos", diz Marisol Albano, filha do fotógrafo. "Essa é a grande lição que ele deixa para a gente: a sabedoria de ser feliz com coisas simples", completa. 


Mauricio Cordeiro Albano Mouri, ou "Seu Maurício", como o chamavam os mais jovens, vem de uma família de fotógrafos - e amantes da natureza - que inclui seu irmão, José Albano e o seu filho, Ciro Albano. Ainda entre os familiares fotógrafos, estão Ricardo Aratanha, Mário de Aratanha e Fernando de Aratanha.

Em seu livro mais recente, "Panoramas - Ceará por inteiro", o fotógrafo reuniu um pouco de sua produção ao longo da vida em que registrou o Ceará do litoral ao sertão. "O meu amor é pelo Ceará, eu tenho um chamego pelo Ceará. E buscando o lado lindo que ele tem para dizer para o povo: 'olha cuida desse bichinho, que é tão bacana, vamos cuidar dele', declarou em entrevista concedida à TV DN, em 2014.
Além da vasta bibliografia dedicada à fotografia e às paisagens cearenses, Maurício deixa dois filhos e três netos, um deles ainda por nascer.
Confira entrevista concedida pelo fotógrafo ao Diário do Nordeste:

Nenhum comentário:

Postar um comentário