Secretaria de Educação não resolve o problema e alunos da Zona Rural estão sendo reprovados
Centenas de alunos do Liceu de Camocim, moradores da Zona Rural, estão sendo gravemente prejudicados pela prefeitura de Camocim, que não resolve o sério problema da falta de transporte escolar, que há meses vem deixando os alunos impossibilitados de assistirem aulas e a realizarem provas e trabalhos, algo que tem acarretado na reprovação de muitos estudantes.
Na última reunião de pais e mestres, alguns pais preocupados e revoltados com a situação chegaram a perguntar de quem era a culpa, e foram esclarecidos a respeito de toda a questão:
O Governo do Estado envia para o município a verba destinada ao pagamento do transporte escolar. A prefeitura, mediante licitação, contrata uma empresa locadora de veículos para prestar o serviço, e providencia o pagamento. Quando a empresa não cumpre com sua obrigação contratual, a prefeitura é obrigada a adotar providências rígidas para não deixar os alunos em prejuízo, inclusive, até com a quebra de contrato e com possíveis ações indenizatórias na justiça. Mas quando o município assim não age torna-se conivente com erro e culpado por todo o prejuízo dos alunos.
Uma das justificativas relatadas ao blog é que, os transportes, misteriosamente, "vivem quebrando", no entanto, existe a suspeita de que motoristas e proprietários dos veículos estão sem pagamento e estariam propositalmente criando a situação.
Mesmo que o problema fosse a "quebra" dos transportes, a empresa teria de providenciar a urgente manutenção e a imediata substituição dos veículos para cumprir com sua obrigação.
A direção do Liceu, conforme apuramos, várias vezes manteve expôs a situação para a Secretaria de Educação cobrando soluções, no entanto, o problema ainda não foi resolvido.
Alfinetada
A irresponsabilidade é tamanha e o assunto, por parte da prefeitura, é tratado em "banho maria", tipico de quem governa sem compromisso, apenas na base das aparências.
Não estamos falando de qualquer assunto, estamos falando de Educação, a mais importante politica pública da cidade, do Ceará, do Brasil e do Mundo.
Contudo, pelo menos duas situações são desveladas: a irresponsabilidade da prefeitura e a falta de ação dos pais dos alunos e até mesmo dos alunos, em não se manifestarem de forma mais combativa contra o mal que lhe está sendo causado.
Dado a relevância do caso, caberia uma denúncia ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.
Nestas horas, em que a Educação é agredida além da conta, até mesmo certas diplomacias institucionais devem ser questionadas, para não caírem na tentação de enveredarem pelos caminhos da subordinação e da cumplicidade e para não gerar descrédito.
Bom, mas quem está governado a cidade é a Família Aguiar, o povo parece ter medo.
Fonte:RC/TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário