ASTRONOMIA E AERONÁUTICA
fonte:dr/tn
A palestra inaugural ficará a cargo da professora doutora Pilar Contreras, diretora do Museu da Luz do México
Sobral. Este município sedia de hoje até sábado o 61º Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Aeronáutica (Erea), contando com palestrantes nacionais e internacionais. Durante a programação, será inaugurado na próxima sexta feira (29), o Planetário de Sobral que comporá, juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral - Parque da Luz.
Com atividades educativas, oficinas, cursos e palestras, a programação é aberta ao público e busca atrair principalmente professores da rede pública de Ensino Fundamental e Médio de toda a Região, além de universitários de Física, Geografia e Matemática. A palestra inaugural ficará por conta da professora e doutora Pilar Contreras, diretora do Museu da Luz do México.
A inauguração do Planetário de Sobral acontecerá na data alusiva aos 96 anos da comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Com a instalação desse equipamento, o Estado do Ceará passará a deter 50% dessa tecnologia existente no País, pois existem apenas quatro planetários em todo o Brasil.
De acordo com o coordenador do Museu do Eclipse, Emerson Almeida, o equipamento tem como função básica simular em condições fidedignas o céu em qualquer latitude ou época do ano. "Com o projetor digital, o Planetário pode trabalhar com até 80 disciplinas de diferentes áreas da educação, da ciência da natureza, passando pela história, saúde e ciências da vida", explica.
Segundo o diretor do Planetário de Fortaleza e responsável pelo projeto do Planetário de Sobral, Dermeval Carneiro, o equipamento que está sendo instalado em Sobral é um dos mais modernos do Hemisfério Sul. A montagem do equipamento na cidade se deu devido ao Ano Internacional da Astronomia, instituído pela ONU em 2009. "Fiz parte dos representantes brasileiros do comitê, que tinha como uma das metas indicar projetos na área. Sabendo que o então governador do Estado, Cid Gomes, entendia a importância do tema, apresentei a ele a proposta para a modernização do Planetário de Fortaleza, que passou a ser um Skymaster ZKP4, o mais avançado do mundo". Ele conta que, com isso, o Skymaster ZKP3, que era o equipamento usado anteriormente na Capital, passou por um upgrade para torná-lo digital e foi proposto que fosse instalado em Sobral.
Inovação
Dermeval aponta, ainda, que a instalação de um planetário é comprovadamente uma das melhores aplicações de recursos públicos, pois garante inovação de ensino e popularização da tecnologia e ciência. Para o chefe de gabinete, Luciano Arruda, o planetário não apenas irá redimensionar o turismo da cidade, como também qualificar a possibilidade de oferecer um ensino de qualidade. Localizado na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse, o Planetário de Sobral conta com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss.
O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e dispõe de 79 assentos, sendo dois para cadeirantes. A obra está sendo executada pela Prefeitura do município, em parceria com o Governo Federal, bem como Governo do Estado do Ceará, que investiram cerca de R$ 5 milhões na construção e aquisição do maquinário.
FIQUE POR DENTRO
Cidade investe mais na área científica
O encontro que acontece em Sobral tem a perspectiva de ampliar os horizontes de estudiosos e amantes da Astronomia e Aeronáutica. O investimento nesse setor científico deverá se refletir desde a educação básica até o ensino superior.
Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, instalado no Museu, o Planetário irá compor o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências de Sobral. Desse modo, a estrutura irá atender e beneficiar a aquisição de conhecimento científico dos alunos do ensino fundamental ao mais alto nível superior de ensino.
Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia do Ceará, Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral, Centro de Educação à Distância do Ceará e Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Erea conta, ainda, com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Mais informações:
61º Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Astronáutica (Erea)
Centro de Educação a Distância (Ced)
Rua Iolanda Barreto, 317, Derby Clube - Sobral
61º Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Astronáutica (Erea)
Centro de Educação a Distância (Ced)
Rua Iolanda Barreto, 317, Derby Clube - Sobral
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Colaboradora
Nenhum comentário:
Postar um comentário