Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de julho de 2015

CLIMA OLÍMPICO E INCLUSÃO: EXPOSIÇÃO TRAZ RIQUEZA DO ESPORTE A FORTALEZA-CE.

Peças de Egito, Grécia Antiga, Idade Média e do esporte moderno podem ser apreciadas e até mesmo tocadas na exposição "Esporte Movimento" até 30 de agosto

Por Fortaleza, CE 
Exposição, Esporte Movimento, Fortaleza  (Foto: Thaís Jorge)
Tocha dos Jogos Olímpicos do México, de 1968, 
na exposição, em Fortaleza (Foto: Thaís Jorge)
Às vésperas dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro se prepara para receber atletas de todo o mundo em 2016. Por pelo menos 83 cidades brasileiras, a tocha será apreciada até acender a pira no Maracanã, na cerimônia de abertura do dia 5 de agosto do próximo ano. Em Fortaleza, já não há motivo para tanta espera. Quem for à exposição "Esporte Movimento" aberta nesta quarta-feira (8), na Caixa Cultural, vai conferir de perto diversos artefatos olímpicos. E, inclusive, poderá voltar no tempo e tocar a tocha dos Jogos Olímpicos do México, de 1968. Há memórias também de outras Olimpíadas, como Berlim (1936), Oslo (1952), Barcelona (1992) e Pequim (2008). 
Na Capital cearense até 30 de agosto, a exposição permite um passeio desde o esporte no Egito, na Grécia Antiga, em Roma, na Idade Média até os tempos modernos. Pode-se, por exemplo, admirar o capacete no modelo do utilizado por Ayrton Senna, peça que "recebe o visitante" entre moedas, selos, documentos de épocas antigas. Do total de 70 mil peças colecionadas por Roberto Gesta de Melo, cerca de dois mil deles estão rodando pelo País, começando por São Paulo, Curitiba, Brasília, agora Fortaleza, depois Recife, e, por fim, Rio de Janeiro, antes das Olimpíadas. Na capital cearense, são aproximadamente 900 itens.


- A ideia da exposição é justamente despertar o interesse pelo estudo do esporte e sua influência na evolução da humanidade. Desde quando era praticado no Egito Antigo, na Grécia, em Roma, onde ele tinha múltiplas funções, em alguns casos como defesas por intermédio do arco e flecha. O esporte desde essa época até os tempos atuais teve um papel fundamental na evolução das diferentes sociedades. Até os dias de hoje, onde as atividades econômicas preponderam e o esporte se tornou uma fonte de renda muito grande, lida com bilhões de dólares e euros pelo mundo todo, é um fator importante em formação das sociedades modernas - explica Roberto Gesta, em entrevista ao GloboEsporte.com/ce. 
01
"ESPORTE ENRAIZADO NA CULTURA DOS POVOS"

Exposição, Esporte Movimento, Fortaleza  (Foto: Thaís Jorge)Roberto Gesta na abertura da exposição "Esporte Movimento" em Fortaleza (Foto: Thaís Jorge)
Não somente Ayrton Senna tem local de destaque. Adhemar Ferreira da Silva, que levou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956; José Telles da Conceição, também do salto; e Fabiana Murer, campeã mundial, pan-americana, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara, também são homenageados na mostra. Roberto Gesta, ex-presidente da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), começou a coleção influenciado pelo avô materno, desde os cinco anos de idade, conta. 
- O capacete (do Ayrton Senna) é uma peça muito bonita. Ainda hoje é uma peça atraente. São mais de 70 mil peças. Aqui está uma pequena mostra. Eu comecei a colecionar com cinco anos, por influência do meu avô materno. Ele colecionava selos e moedas brasileiras. Ele fazia com que eu conhecesse a história por trás de cada peça. A história e, por intermédio desses estudos, conheci melhor a geografia, línguas estrangeiras, viagens. Imaginei que poderia contar a história do esporte nos tempos. Assim, podemos tomar conhecimento da grandeza do esporte, que não é somente passatempo ou atividade física. Está enraizado na cultura dos povos - completa. 
02
INFORMAÇÕES EM BRAILE E RÉPLICAS TÁTEIS 

Para a visitante Marly Araújo, que trabalha na área de engenharia administrativa, o que chama a atenção, além do tema, é a inclusão. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças fazem parte da mostra. O piso é todo adaptado para que as pessoas com deficiência possam apreciar os artefatos. Justamente na semana em que a presidente Dilma Rousseff sancionou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, no Brasil. 
Exposição, Esporte Movimento, Fortaleza  (Foto: Thaís Jorge)Exposição "Esporte Movimento" chama atenção pela inclusão, afirma visitante (Foto: Thaís Jorge)
- Achei a exposição muito inovadora. É diferenciada. É muito inclusiva. Eles fazem a mesma peça para pessoas com deficiência visual. Essa semana foi sancionado o estatuto da pessoa com deficiência. Veio casar com a exposição. O tema é maravilhoso. As peças são bem colocadas, a história, hoje a tecnologia faz com que a gente tenha o corpo muito parado. A exposição mostra que devemos estar em atividade - opina a visitante. 

Serviço:
Exposição "Esporte Movimento"
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Foyer superior e galerias 1 e 2)
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Data: 8 de julho a 30 de agosto de 2015
Horário: de terça-feira a sábado (das 10h às 20h) e aos domingos (das 10h às 19h)
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Acesso para pessoas com deficiência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário