Powered By Blogger

sábado, 18 de julho de 2015

DEFESA CIVIL DO ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM 14 MUNICÍPIOS DO RS.


Preocupação é com cheia de rios e retorno da chuva neste domingo (19). 
Ao todo, 8,7 mil pessoas foram afetadas por enchentes no estado.

Do G1 RS

O boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (18) alerta para o risco alto de inundações em 14 municípios do Rio Grande do Sul, em função da cheia de rios e o retorno das chuvas ao estado a partir de domingo (19).
Os municípios com risco de enchente são Santo Antônio das MissõesSão BorjaSão Vicente do SulSantiagoSão Francisco de Assis, Uruguaiana, Capão do CipóMataBossoroca,CacequiMaçambaráUnistalda, Itacorubi e Itaqui.  
Segundo o balanço divulgado durante a tarde deste sábado, subiu para 8.719 o número de pessoas afetadas por enchentes no estado, das quais 1.170 pessoas estão desabrigadas. Ao todo, são 57 municípios afetados.
As prefeituras de Esteio e Rolante já tiveram o decreto de emergência homologado. Os pedidos de RiozinhoEsperança do SulBarra do GuaritaCachoeirinhaSão JerônimoIraí,São Sebastião do CaíAlvoradaPinheirinho do ValeCerro Grande e Porto Mauá estão em análise.
Cheia do Rio Uruguai preocupa
Na Fronteira Oeste, a principal preocupação da Defesa Civil é a cheia no Rio Uruguai. EmUruguaiana, o nível do rio segue subindo cerca de dois centímetros por hora e está quase oito metros acima do nível normal.

A previsão da Defesa Civil é de que o rio chegue até as casas neste domingo. Por isso, o trabalho de prevenção segue intenso. Nas ruas da cidade, um carro de som anuncia o avanço do rio. Cerca de 20 famílias já foram retiradas de casa, com o apoio do Exército.
Em Itaqui e em São Borja, também na Fronteira Oeste, muita gente também precisou deixar as casas por causa da cheia do Rio Uruguai. Algumas pessoas que possuem casas volantes, que podem ser movidas de lugar, conseguiram sair antes de chegada da água.
“Esse ano eu vim antes e até conseguir arrumar o fogãozinho. Não esperei. Os vizinhos falaram que a água iria vir e se eu fico, a água me pega de noite e o que é que eu ia fazer?”, contou a aposentada Maria da Glória Brasil.
O nível do rio em Itaqui chegou a quase nove metros. A Defesa Civil diz que o nível das águas não deve passar dos 11 metros. Com isso, quem mora no centro da cidade deve ficar protegido.
Já em São Borja, o nível Rio Uruguai estabilizou em 13 metros acima do normal. A expectativa é de que essa água comece a baixar a partir de domingo.

No ano passado, foram três cheias do Rio Uruguai. Na maior delas, o nível da água aqui em São Borja chegou a 17 metros acima do normal. Em toda a Fronteira Oeste, cerca de 20 mil pessoas tiveram que sair de casa.
“Apesar de todo o transtorno que a enchente está trazendo, nós não tivemos danos, principalmente para os ribeirinhos, materiais. Porque o pessoal conseguiu fazer a remoção dos bens, animais, até plantações de alface”, diz o coordenador da Defesa Civil de São Borja, Élcio dos Santos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário