Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CEARÁ DEVE GANHAR NOVO PARQUE DE EXPOSIÇÕES.

O evento prossegue até o próximo domingo, dia 20, com várias atrações, paralelamente à Feira dos Municípios

Durante todo o dia de ontem, foi intensa a visitação à Expoece; famílias inteiras circularam dentro da área do Parque de Exposições Governador César Cals, onde crianças buscaram o contato com os animais ( FOTO: FABIANE DE PAULA )
Durante pronunciamento na abertura da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), no início da noite de ontem, em Fortaleza, o governador Camilo Santana disse que está aberto ao diálogo sobre a construção de um novo parque de exposições do Estado e prometeu se reunir com segmentos produtivos para discutir a viabilidade do novo equipamento como também a nova localização.
A promessa foi em resposta à reivindicação do presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Hélder, ao falar momentos antes das dimensões modestas do atual Parque de Exposições Governador César Cals e a sua localização, - entre as a avenidas Bezerra de Menezes e Sargento Hermínio - considerada um tanto inadequada, principalmente pela dificuldade de acesso dos visitantes.

Camilo Santana lembrou que, na condição de secretário, abriu várias vezes a Expoece e que, pela primeira vez, o fazia como governador. "A Expoece representa a valorização dos nossos produtos. Apesar do quarto ano seguido de estiagem, nossos produtores têm sabido conviver com todas essas adversidades e superar os obstáculos".
Em relação à construção de um novo parque, além de frisar que está aberto a esse diálogo, entende que o Ceará já merece um novo equipamento.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, destacou a participação da agricultura familiar no Estado. "Ela tem sido vista e procurada como um produto saudável e de boa qualidade. A pareceria com o governo estadual vem sendo fundamental para esse sucesso", disse Dedé. "Quero parabenizar todos os produtores cearenses pois, nesse período de seca, no qual, em apenas dois repasses do Governo Federal, o Ceará perdeu R$ 100 milhões, eles têm mantido suas atividades, inclusive uma feira desse porte", apontou o secretário de Pesca e Aquicultura Osmar Baquit, ao lembrar que a Agência de Desenvolvimento Agrário (Adagri) do Ceará é a primeira do Nordeste e a terceira do Brasil no critério eficiência.
Visitação
Após a solenidade de abertura, o governador Camilo Santana e demais convidados percorreram os stands da Expoece para conferir os animais em exposição, além de produtos diversos, inclusive da agricultura familiar.
O evento prossegue até o próximo dia 20 e é considerado o maior do setor agropecuário, produtos e serviços do Estado. Os organizadores estimam que 250 mil pessoas visitem o local até o próximo dia 20. A Expoece deve movimentar mais de R$ 13 milhões em negócios.
Uma das novidades neste ano é a realização da Feira dos Municípios, dentro da programação da Expoece. As cidades vão participar com caravanas e haverá espaço para apresentações de números de dança e esporte - dançarinos brincantes e lutas de MMA. Outra inovação é o Festival de Quadrilha Junina fora de época, com a participação dos dançarinos brincantes, que será organizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (Fequajuce).
A programação agropecuária está variada com a realização da Exposição Brasileira das raças caprinas Anglonubiana, Boer, e ovina Santa Inês; Exposição Nordestina da raça indubrasil (bovinos). Haverá concursos leiteiro para bovinos e caprinos; de raça; e exposição e concurso da raça de cavalos Mangalarga Machador; e de doma para puxadores da raça Pardo Suíço. Inclui ainda mostra de pôneis. Haverá visitas guiadas de caravanas de estudantes sobre aspectos de produção agropecuária.FONTE:DIÁRIO DA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário