Powered By Blogger

domingo, 20 de setembro de 2015

MORADORES DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO FLAGRAM TUMULTOS NA VOLTA DE PRAIA.


Estudante diz que atuação de ‘pivetes’ espalham insegurança no bairro.
Outro morador afirma que tumultos são frequentes nos fins de semana.

FONTE:Do G1 Rio

O fim da tarde deste domingo (20) foi marcado por tumultos e correrias na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Moradores registraram em vídeo, num intervalo de uma hora, ao menos três confusões. Em uma das cenas, um rapaz que tentava embarcar em um ônibus pela janela é agredido por um grupo de homens. Em outra, a janela de um ônibus é quebrada e passageiros saltam por ela. Já a equipe da Globonews flagrou um suspeito sendo preso por furto na praia do Arpoador, também na Zona Sul. No sábado (19), o RJTV flagrou dois furtos em 5 minutos no local.
O vídeo da janela do ônibus quebrada pelos passageiros foi feito pelo bancário Matheus Rodrigues, de 32 anos. "O que aparentou é que não era só uma baderna dentro do ônibus. Parecia que a galera estava tentando buscar alguém dentro do ônibus, como se tivesse ocorrido um arrastão e os envolvidos fugiram entrando no ônibus e um grupo foi atrás para pegá-los", contou. (veja vídeo acima).

Matheus disse que, antes de gravar o vídeo, ouviu uma gritaria na Nossa Senhora de Copacabana, entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara. A via é uma das principais do bairro, onde passam diversas linhas de ônibus utilizadas por quem vai e volta da praia.


"Cheguei na janela e vi uma correria, então desci e comecei a filmar quando já estava acontecendo a confusão com o ônibus", disse. O bancário ressaltou que tumultos semelhantes têm sido frequentes "principalmente em fim de semana de sol", destacou.
Estudante registrou em vídeo um grupo agredindo um rapaz, supostamente após tentativa de roubo em Copacabana (Foto: Isabella Casa Branca / Arquivo Pessoal)Estudante registrou em vídeo um grupo agredindo
um rapaz, supostamente após tentativa de roubo
em Copacabana (Foto: Isabella Casa Branca /
Arquivo Pessoal)
Outra moradora da mesma avenida também destacou a frequência dos tumultos. “Está acontecendo isso sempre nos fins de semana. Principalmente aos domingos. A gente vê os pivetes vindo correndo com alguma coisa nas mãos, um grupo correndo atrás deles, e eles entram nos ônibus pelas janelas”, conta a estudante Isabella Casa Branca, de 19 anos.
Em uma das confusões registradas por Isabella neste domingo, um rapaz é agredido por vários homens. “Eram uns homens grandes, fortes, que estavam bebendo em um bar. Eles correram e arrancaram o pivete da janela do ônibus e começaram a bater nele”, conta. (Veja no vídeo abaixo, a partir dos 30 segundos ou no Fantástico deste domingo, que trará uma reportagem sobre o tema).
 Isabela afirma que cenas semelhantes são cada vez mais recorrentes, o que tem gerado um clima de muita insegurança. “Esses pivetes ficam roubando as pessoas. Todo mundo fica irritado com eles. Acho que por isso esses homens que estavam no bar hoje partiram para a agressão”, disse.
A estudante destacou que o policiamento parece intensificado em Copacabana, principalmente na praia. “O problema é que os policiais só chegam no lugar depois da confusão, quando os pivetes já conseguiram fugir. Eles invadem principalmente os ônibus que não têm ar-condicionado e circulam com as janelas abertas”.

Nas redes sociais, outras pessoas comentaram a ocorrência de assaltos e correria pelas ruas de Copacabana nesta tarde. “Ficamos ilhados no supermercado”, comentou um internauta. Havia também relato do comércio fechando as portas por causa dos tumultos.
Arpoador
Um casal que teve suas bicicletas roubadas neste sábado (19) no Arpoador teve os veículos recuperados após reconhecerem os autores do crime. De acordo com a Polícia Civil, um adolescente de 15 anos foi apreendido e um homem de 20 preso em flagrante. O vídeo da Globonews mostra que pelo menos um suspeito foi preso no Arpoador também (veja no vídeo acima).
Suspeitos detidos
Em nota, a Polícia Militar informou que, de acordo com o comando do 19º BPM (Copacabana), no fim da tarde deste domingo (20) "quando muitos banhistas deixavam a praia, assaltantes tentaram cometer furtos a motoristas no engarrafamento". Segundo a corporação, policiais a pé conseguiram conter diversos suspeitos que foram conduzidos para a 12ª e 13ª delegacias. 
Sem prevenção, diz secretário
Diante dos registros de arrastão do sábado (19) e dos tumultos deste domingo (20), o secretário de Estado Segurança, José Mariano Beltrame, comentou a determinação da Justiça que proíbe os policiais militares de abordarem menores a caminho da praia. "Ordem judicial se cumpre. A Polícia Militar perdeu a prerrogativa da prevenção, só pode agir depois do ocorrido", declarou.

O juiz Pedro Henrique Alves, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital, proibiu, no dia 10 de setembro, a Polícia Militar de realizar apreensões de adolescentes a caminho da praia, sem constatação de flagrante delito. A determinação atende parcialmente ao habeas corpus preventivo pedido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro contra atos da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) e da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA).
Policial aborda suspeito em Copacabana (Foto: Isabela Casa Branca/Arquivo Pessoal)Policial aborda suspeito em Copacabana (Foto: Isabela Casa Branca/Arquivo Pessoal)


Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário