Powered By Blogger

sábado, 10 de outubro de 2015

BISPOS AVALIAM ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO ESTADO DO CEARÁ.

por Honório Barbosa - Colaborador

Celebração eucarística, ofícios, análise de conjuntura, estudo de documentos, avaliação e partilha fazem parte da programação ( Foto: Honório Barbosa )
Iguatu. Bispos, padres e leigos das nove dioceses do Ceará estão reunidos, nesta cidade, no Centro-Sul do Ceará, na 21ª Assembleia Regional de Pastoral que este ano traz como tema central "A Igreja em Saída: uma conversão pastoral", e como lema "A alegria do Evangelho". O evento foi aberto na noite desta quinta-feira (8), pelo arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. O encerramento será no fim da tarde desta sábado.
A assembleia reúne cerca de 150 delegados da Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para avaliar a caminhada da Igreja na região e discernir as prioridades da missão. "O esforço é fazer com que o anúncio do evangelho caminhe em comunhão com as novas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e chegue a todas as comunidades", frisou o arcebispo.

Celebração eucarística, ofícios, análise de conjuntura da Igreja, estudo de documentos, avaliação e partilha de experiência das diversas realidades diocesanas fazem parte da programação do evento. A assembleia regional no Ceará acontece de quatro em quatro anos. A anterior, em 2011, foi realizada na cidade de Crato, na Região do Cariri.
Em 2015, a diocese de Iguatu recebe a missão de acolher o evento, que definirá os desafios a serem assumidos, tendo em vista o projeto de uma igreja em saída, dinamizado, chegando às comunidades e enfrentando novos desafios da modernidade. Fazem parte do Regional Nordeste I da CNBB, as dioceses de Iguatu, Crato, Itapipoca, Sobral, Fortaleza, Crateús, Limoeiro do Norte, Tianguá e Quixadá.
O arcebispo dom José Antonio Tosi frisou que há muitas famílias em necessidade que precisam do Evangelho, da assistência espiritual e material, das celebrações litúrgicas. "Esse é um dos desafios: levar o Evangelho a todos", frisou. "Cada diocese tem seu plano de ação e queremos trabalhar em unidade, respeitando projetos e história de cada um, as particularidades".
O bispo de Itapipoca, dom Antônio Roberto Cavuto, disse que a Igreja tem de estar a serviço da vida, da valorização e defesa da pessoa humana, respeitando carências e necessidades.
Dom Édson de Castro Homem, bispo de Iguatu, ressaltou o esforço de uma ação evangelizadora, aberta, e lamentou a falta efetiva de políticas públicas de proteção ao meio ambiente, de saneamento básico e de construção de casas populares. "Se eu pudesse, resolveria esses problemas". O bispo da diocese de Iguatu mostrou-se indignado com a ocupação de seis áreas urbanas, públicas, por centenas de famílias que reivindicam moradias populares, nesta cidade. "A gente visita, apoia, faz mediação, mas não pode resolver", frisou. "É uma situação precária, que precisa ser denunciada".
Violência
Sobre o crescimento da violência no Interior do Estado, dom Antonio Aparecido Tosi, analisou que o quadro atual decorre da falta de valores, do respeito à vida humana, da solidariedade. "Prevalece o egoísmo e uma família desestruturada faz com que o jovem busque o caminho que parece ser mais fácil, o da violência para obter bens materiais", disse. "Esse é um fenômeno social que afeta a todos nós".
O arcebispo de Fortaleza também lamentou a onda de denúncias de corrupção. "Vivenciamos uma crise política moral, que atinge os partidos e políticos que pensávamos que iriam combater justamente a corrupção", disse. "O que estamos assistindo é triste, decepciona, mas mantemos a esperança de que esses problemas serão superados para o bem de todos".
Seca
Outro tema abordado pelos bispos foi a questão da seca que atinge o sertão cearense há quatro anos com perspectiva de se estender em 2016. "As notícias de que iremos para o quinto ano seguido de estiagem nos traz muita preocupação", disse o arcebispo de Fortaleza. "Esse foi o primeiro assunto que tratamos em duas reuniões que tivemos com o governador".
Os religiosos mostraram preocupação com a escassez de água no sertão. "Há muitas famílias sem acesso à água de qualidade e esse quadro tende a se agravar se as chuvas não vierem no próximo ano", disse o bispo de Itapipoca, dom Antônio Roberto.
Os açudes estão secando e os efeitos da seca se agravam no Interior. O cenário para 2016 é cada vez mais desolador com a intensidade do fenômeno El Niño, que costuma provocar estiagem, ou seja, chuvas bem abaixo da média no sertão. "O que podemos fazer para chegarmos juntos à população?", indagou o arcebispo. "Há projetos de convivência com o Semiárido e campanhas de solidariedade que precisam ser difundidos". O arcebispo fez uma análise: "Penso que a natureza está reagindo diante do que o homem vem fazendo, agredindo o meio ambiente".
Mais informações:
Arquidiocese de Fortaleza
Telefone: (85) 3388- 8702
Cúria Diocesana de Iguatu
Telefone: (88) 3581-0731
FONTE:DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário