Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

VÍDEO MOSTRA TUMULTO ENTRE SKATISTAS E GCM.


Confusão aconteceu na Praça Roosvelt, no centro de São Paulo, na última sexta-feira; GCM diz que agentes foram afastados


Um vídeo postado na internet mostra a ação de agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) contra jovens que andavam de skate na Praça Roosvelt, no centro da capital, na última sexta-feira. A confusão teria acontecido depois que dois deles andaram de skate em cima dos bancos de madeira.

As imagens, gravadas por um dos skatistas, mostram um suposto agente enforcando um dos rapazes que estava no local e duas guardas ao lado. Além disso, os agentes teriam usado spray de pimenta para afastar os skatistas.

O rapaz que filmou a ação, e prefere não divulgar seu nome, contou que cerca de 30 pessoas, entre skatistas e curiosos, estavam na praça no momento da confusão. Segundo ele, duas guardas femininas repreenderam dois skatistas que andavam sobre os bancos, “mas já vieram xingando”, disse.

Ainda de acordo com o relato do jovem, a dupla saiu sem responder. O rapaz que aparece sendo enforcado no vídeo não estava andando de skate no momento, mas tentou conversar com as duas guardas. Neste momento, “aparecem mais quatro guardas, inclusive o homem que aparece sem farda. Ele ficou cercado por seis guardas, com a mão para trás”, contou.

Mesmo sem reagir, o jovem teria sido agredido por um dos agentes. Depois disso, com o protesto de outros skatistas, os guardas teriam jogado spray de pimenta contra os jovens e teriam atingido “mulher, criança, meninas que estavam perto”, contou ainda o skatista.

Ao perceber que ele filmava o tumulto, o suposto policial fez ameaças ao jovem. Nas imagens, o cinegrafista aparece com os olhos lacrimejando e reclamando do uso do spray de pimenta. 


Versões 

Em uma página sobre a praça no Facebook, alguns usuários da rede social afirmam que o tumulto aconteceu porque a polícia prendia um suspeito e o suposto policial que aparece sem farda estava à paisana para tentar deter o rapaz. Há informação ainda de que os guardas municipais teriam conversado com os skatistas após a confusão.

O rapaz que filmou a ação afirma que, com ele, não foi estabelecida nenhuma conversa após o tumulto. A SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana), responsável pela GCM, também não confirmou que tenha acontecido uma prisão no local. 

Procurada pelo Portal da Band, a SMSU informou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados. “Os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis”.

Veja a nota na íntegra: 

“A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pasta responsável pela Guarda Civil Metropolitana, informa que não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na Praça Roosevelt em 04/01/2013. Os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis. 

Informamos ainda que as ações dos Guardas Civis Metropolitanos são pautadas pelo respeito ao cidadão e aos direitos humanos e os desvios de conduta dos agentes são apurados pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, órgão independente responsável por investigar irregularidades na Corporação. O órgão trabalha com total imparcialidade para apurar e corrigir qualquer excesso cometido por parte dos funcionários públicos pertencentes à GCM. 

Denúncias sobre a conduta dos Guardas Civis devem ser encaminhadas à Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana - pelos telefones: 3149-3804 e à Ouvidoria da GCM através do telefone: 0800 – 7700263".

Manifestação

Após o caso, uma manifestação vem sendo organizada pelo Facebook. Os manifestantes pretendem se reunir na praça para “mostrar voz ativa”. O encontro está marcado para o próximo dia 26 deste mês, às 14h. fonte:bandnoticias/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário