Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2013

VAZÃO NAS CATARATAS TRIPLICA DEVIDO A CHUVA NO PARANÁ.


NESTE DOMINGO (19), MÉDIA ERA DE 3 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POR SEGUNDO

G1 Paraná
Adilson Borges
Na sexta-feira (17), vazão nas Cataratas do Iguaçu quase triplicou 
As chuvas que caíram sobre todo o Paraná dna semana passada fizeram quase triplicar o volume de água nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do estado, durante todo o fim de semana. Na sexta-feira (17), a vazão no atrativo passou de 4,1 milhões de litros de água por segundo. Apesar da grande quantidade de água, não foi preciso interditar as passarelas que levam à Garganta do Diabo.
De acordo com o sistema de monitoramento da Companhia Paranaense de Energia  (Copel) na bacia do Rio Iguaçu, neste domingo (19), a média era de 3 milhões de litros por segundo, exatamente o dobro da média em dias normais no maior conjunto de quedas d’água do mundo.

O volume de água que começou a aumentar na quinta-feira (16) atingiu o máximo na sexta e iniciou a redução no sábado (8). A tendência é que a vazão nas Cataratas do Iguaçu volte ao normal a partir de terça-feira (21), já que não há previsão de grandes precipitações para os próximos dias.
Ainda segundo a Copel, o recorde do ano foi registrado no dia 14 de março, quando o volume de água se aproximou dos 7 milhões de litros por segundo. No fim de 2012, a seca no estado havia reduzido a vazão à metade do normal, ficando abaixo de 700 litros de água por segundo no dia 27 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário