LONDRES - Mudanças climáticas estão afetando o sabor e a textura das maçãs por alterar a temperatura e o nível das chuvas, de acordo com novo estudo da Organização Japonesa de Pesquisa em Agricultura e Alimentos publicado na revista “Scientific Reports”.
A variação no clima a longo prazo afetou padrões sazonais de crescimento que determinam como e quando as maçãs se desenvolvem, segundo os pesquisadores. Mudanças na temperatura e nas chuvas, por exemplo, fizeram com que as macieiras florescessem mais cedo, afetando o calendário de outros eventos importantes, como a brotação e a data de plena floração. Tudo isso afetou também a textura e o sabor das frutas.
Um estudo de duas variedades de maçã cultivadas em pomares japoneses constatou que, ao longo dos últimos 30, 40 anos, a fruta ficou menos ácida, com um sabor menos amargo, mesmo que os consumidores não tenham percebido as mudanças. No mesmo período as maçãs ficaram mais suaves e propensas a desenvolver “watercore”, uma condição que limita a vida útil da fruta.
Leia mais sobre esse assunto
Nenhum comentário:
Postar um comentário