Powered By Blogger

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

103 PESSOAS FORAM LIBERTADAS DA SITUAÇAÕ DE TRABALHO ESCRAVO NO CEARÁ EM 2013.

Redação Web | jardim das oliveiras camocim ceara

Dados foram divulgados pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, em parceria com a SRTE/CE


Em 2013, 103 trabalhadores foram libertados da situação de trabalho escravo no Ceará. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) em balanço feito pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará  (SRTE/CE).

96 trabalhadores foram resgatados de Granja e Barroquinha, e 7 de Ibicuitinga Foto: Divulgação
De acordo com o balanço, cinco atividades econômicas são as mais propensas a concentrarem trabalhadores em situação de escravidão no Estado. São elas: cana-de-açúcar, carvão, melão e roço/limpeza sob os fios de alta tensão,  retirada de lenha e carnaúba.
Perfil dos trabalhadores em situação de trabalho escravo
Segundo o balanço, os trabalhadores são majoritariamente homens, 77% nordestinos, 80% negro ou pardo, possuem média de 31,4 anos de idade, são analfabetos funcionais e não possuem qualificação profissional. Já os empregadores são, em sua maioria, homens, brancos, com média de idade de 41,7 anos, oriundos do Sudeste do País e com curso superior completo.
Dois casos foram descobertos em 2013

Durante o ano de 2013, dois casos de situação de trabalho escravo foram descobertos no Estado. O primeiro foi em outubro, quando foram resgatados 7 pessoas, sendo 2 adolescentes, em Ibicuitinga. Os trabalhadores desenvolviam a atividade de corte de lenha de madeira.
O segundo caso foi descoberto em duas fazendas localizadas nos municípios de Granja eBarroquinha96 trabalhadores, sendo 3 mulheres, foram resgatados ao desenvolverem atividades relacionadas à produção do pó de carnaúba.

Números de pessoas libertas de 2006 a 2009
Também foi divulgado pela COPDH e SRTE/CE o número de pessoas que foram libertadas no Ceará de 2006 a 2009. Confira os números:

- Em 2009, 20 trabalhadores
- Em 2008,  192 trabalhadores
- Em  2007, 19 trabalhadores
- Em 2006, 88 trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário