Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SECA LEVA RISCOS DE INCÊNDIO EM SOBRAL-CE.

ZONA NORTE
Image-0-Artigo-1710268-1
Com a falta de chuvas, as cidades do Interior ficam ainda mais vulneráveis aos focos, que atingem troncos e copas das árvores
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Sobral. Com o período de seca, os riscos de incêndios aumentam. Em Sobral, mais uma ocorrência aconteceu na manhã de ontem, nas proximidades do Centro de Convenções, onde uma área de mato seco cercado por um muro pegou fogo. Por dia, o Corpo de Bombeiros atende uma média de 20 pequenos incêndios dessa natureza só dentro da área do município.
Conforme lembra o Capitão do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Roberto Moraes, após as chuvas de 2009, todo o Nordeste vivencia uma realidade de seca, o que facilita o inicio e propagação de incêndios. "Mato e folhas secas pegam fogo muito rápido e se alastram com facilidade, e se não for contido pode causar até uma tragédia", explica ele.
Com o alto número de ocorrências, o militar explica que todas as ligações devem ser avaliadas, a fim de realizar uma triagem para o atendimento. "Incêndio com vítimas sempre é nossa prioridade, mas existem outros fatores para avaliar para os que não se enquadram nesse tópico", salienta.
Efetivo
A triagem ocorre devido não apenas a Sobral, como toda a Região Norte, é atendida pelo Batalhão comandado pelo Capitão Moraes. São 56 municípios para apenas uma equipe por dia, composta por cinco bombeiros, sendo um ao telefone para atender as chamadas de emergência e quatro na viatura. "Isso sem contar que temos que avaliar o que é trote, e ainda são muitos, o que pode custar a vida de uma pessoa. Já pensou se atendêssemos uma ocorrência em cidades distantes como Itarema, e chegarmos lá e descobríssemos que era trote?", avalia ele. Nesse final de semana, a loja Mucambo Plásticos, localizada no Centro de Sobral nas proximidades do Mercado Público, pegou fogo na noite de sábado aproximadamente às 21horas.

O incêndio durou mais de uma hora, vindo a consumir todo o prédio e causar a queda da estrutura, prejudicando inclusive o prédio vizinho. Pouco antes, o Corpo de Bombeiros estava atendendo um chamado no outro lado da cidade. "Nossa sorte foi ter finalizado o atendimento na hora em que recebemos a noticia do incêndio no Centro, ou o prejuízo poderia ser maior. Graças a Deus não houve nenhuma vítima", afirmou.
"Devido ao material comercializado (plásticos descartáveis) ter como base o petróleo, o fogo aumentou muito rápido e os estragos teriam sido maiores se não houvesse esse hidrante há apenas 20 metros de distância", explica. Mesmo após o fogo haver sido controlado, a fumaça continuava alta no local. O hidrante, instalado nesse ano, foi uma solicitação feita pelo Corpo de Bombeiros em 2008, quando um incêndio atingiu à loja Freitas Varejo, a um quarteirão de distância da Mucambo Plásticos. A situação é um alerta para a realidade do Corpo de Bombeiros no interior do Estado.
"Estamos presente apenas em poucos municípios, com áreas muito grande e pouca gente, se eu tivesse quatro viaturas não adiantava porque só teria uma equipe com cinco homens para atender toda a região", explicou o capitão Moraes.
Mais informações:
Corpo de Bombeiros
Rua Geraldo Rangel, 500
Bairro Betânia - Sobral
Telefones: 193
(88) 3677.4663
Jessyca Rodrigues
Colaboradora
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=1484300943200650895

Nenhum comentário:

Postar um comentário