Powered By Blogger

sábado, 4 de outubro de 2014

PRESOS DE SC SÃO TRANSFERIDOS PARA OUTROS ESTADOS APÓS ONDA DE ATAQUES.

Eles embarcaram na manhã deste sábado em operação da PM e do Deap.

Terceira onda de atentados no estado registra ataques desde o dia 26.

Do G1 SC
No início da manhã deste sábado (4), 20 presos de unidades prisionais de Santa Catarina foram transferidos para outros estados, segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap) . A medida está relacionada à terceira onda de atentados no estado, que registra incêndios a veículos e tiros contra bases, casas de agentes e viaturas da segurança pública desde 26 de setembro.
Presos foram transferidos no início da manhã deste sábado (4) (Foto: Guto Kuerten/Agência RBS )Presos foram transferidos no início da manhã deste sábado (4) (Foto: Guto Kuerten/Agência RBS )
Os atentados completaram uma semana na sexta. Em relatório das 9h30 deste sábado, a Polícia Militar confirmou 70 ataques no estado e 10 ocorrências de apreensões de materiais e prisão de suspeitos. Foram detidas 48 pessoas, sendo 10 deles adolescentes. Dois suspeitos e um agente da segurança pública foram mortos desde o começo da terceira onda de atentados.
33 soldados desembarcaram na Base Aérea de Florianópolis (Foto: João Salgado/RBS TV)33 soldados desembarcaram na Base Aérea de
Florianópolis (Foto: João Salgado/RBS TV)
Soldados da Força Nacional de Segurança chegaram a Santa Catarina na madrugada deste sábado. O avião pousou na Base Área de Florianópolis por volta de 1h25. No total, 33 homens chegaram em um avião da Polícia Federal. Os militares ficarão na academia da Polícia Rodoviária Federal em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina. A equipe irá ajudar a combater a terceira onda de ataques em Santa Catarina, que começou no dia 26 de setembro. Os soldados irão reforçar as equipes das polícias Federal e Rodoviária Federal no estado, segundo o ministro da Justiça.


Ordem parte dos presídios

O delegado responsável pela divisão de repressão ao crime organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Procópio Silveira Neto, disse que as ordens dos ataques partiram de presos transferidos de Santa Catarina para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Segundo ele, os apenados daquele estado se comunicam com os que estão na penitenciária catarinense de São Pedro de Alcântara. "[As ordens partiram] de Mossoró para São Pedro de Alcântara e daí se difundiram para rua", complementou.
De acordo com o Ministério da Justiça, "não há qualquer indício de contato direto entre os presos transferidos e os presos ou lideranças de organizações em Santa Catarina". Em nota, o órgão informou que continuará à disposição do estado para dar apoio e suporte no enfrentamento ao crime organizado. O texto ressalta que as quatro unidades prisionais federais do país "observam estrito regime de segurança máxima". Indica ainda que em oito anos, desde que foram instituídas, "não foi registrada a apreensão de nenhum aparelho telefônico nas dependências das unidades".
Esta terceira onda de ataques, segundo a polícia, é coordenada pela mesma facção criminosa das duas anteriores. Em fevereiro de 2013, 37 homens, que estavam detidos em unidades prisionais catarinenses foram transeferidos para o Rio Grande do Norte e três para Porto Velho. Eles foram movidos na intenção de desarticular a facção criminosa que estava em atuação na segunda onda criminosa, entre 30 janeiro e 3 de março daquele ano. Nesse período, ocorreram 114 atentados em 37 cidades catarinenses, segundo a PM. Antes, em 2012, ocorreu a primeira onda de atentados no estado, com 63 alvos de 18 a 11 de novembro
.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=2593969501705677458

Nenhum comentário:

Postar um comentário