Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2015

CEARENSES FAZEM HOMENAGENS E ORAÇÕES NO DIA DE SÃO JOSÉ.


Santo é padroeiro do Ceará; dia 19 de março é feriado estadual.
Em Pindoretama, devotos saíram de madrugada em procissão.

Do G1 CE

No dia do santo padroeiro do Ceará, São José, devotos de diferentes fizeram homenagens e orações ao protetor para a chegada de chuvas. Em Pindoretama, a 40 km de Fortaleza, fiéis de 36 comunidades católicas saíram de casa na madrugada desta quinta-feira (19) e seguiram em procissão pela CE-040. Muitos carregam nos ombros andores com a imagem do santo.
Ainda escuro, às 4 horas da madrugada, caiu uma chuva sobre os devotos em Pindoretama. De acordo com a crença religiosa, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o sertanejo terá um ano de muita chuva. Depois de quilômetros de caminhada, os fiéis se reuniram no centro cultural de Pindoretama, na tradicional missa de São José. A organização estima um público de cerca de 5 mil pessoas.
Durante a missa, mais chuva. Ninguém se importou, alguns até já estavam com guardas-chuvas, como se tivessem certeza que São José atenderia aos pedidos. "Se Deus quiser, ele vai trazer muita chuva para o nosso Ceará", diz um dos agricultores.
Em Sobral, a dona de casa Tereza Maria Ferreira caminhou por quase uma hora para chegar à paróquia de São Jose. O esforço foi para agradecer uma graça alcançada. Para os aposentados Vicente Paulo Marques, João Bosco Pereira e Pedro Alves Perreira, o dia de São José é motivo de encontro dos três amigos. Todos os anos, eles dizem participar da missa especial dedicada ao padroeiro do Ceará. Cada um com pedido diferente, mas sempre tem a prece da chuva para o interior. "A gente sempre pede um bom tempo, um bom inverno para encher os açudes de água.

Para a Igreja Católica, além do pedido de chuva, o dia de São José também é um momento para refleter sobre a importância de um família unida. "Ele é o pai adotivo de Jesus, Foi escolhido para cuidar da família de Jesus", explica o padre Jairo Linhares.
Fortaleza
Durante toda esta quinta-feira (19), a arquidiocese de Fortaleza realiza novenas, missas e procissões que fazem parte do programa da Festa de São José. Às 17h, haverá procissão de São José pelas ruas adjacentes da Catedral e, às 18h30, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, preside uma celebração. A data é lembrada na Catedral Metropolitana e nos bairros Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Jacarecanga, Papicu, Araturi, Capuan, Itapery, Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz, Santa Fé, Barra do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário