Powered By Blogger

domingo, 29 de março de 2015

'ESTADO DE CHOQUE', DIZ CHILENA QUE DEVERIA ESTAR EM VOO DA GERMAWINGS.


Quatro pessoas tinham reservas feitas mas não embarcaram no avião da Germanwings. O Fantástico localizou uma delas, no Brasil.

Fonte:Fantástico
Quatro pessoas tinham reservas feitas mas não embarcaram no avião da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses. O Fantástico localizou uma delas, no Brasil.
Uma passageira que tinha nas mãos o bilhete para o voo, desistiu, e agora só consegue pensar que nasceu de novo.
Ainda é assustador para Claudia lembrar que poderia ter embarcado no avião que seguia de Barcelona para Düsseldorf, e que nunca chegou ao destino final.
“Fiquei com um estado de choque muito grande. Senti-me muito feliz. E lá tomei consciência da minha segunda vida”, conta a empresária Claudia Alarcón,
Claudia é chilena e mora com a família em Barcelona. Ela veio a São Paulo para reuniões de trabalho. No começo da semana, voltaria para Barcelona e de lá pegaria o voo para Düsseldorf, para outros compromissos.
“Eram muitas viagens, então decidi que ao invés de voltar para a Europa, decidi ficar para curtir umas férias e descansar um pouco”, conta Claudia.

Cláudia tentou cancelar a passagem pela internet, não conseguiu. Na hora do acidente, ela conta que estava dormindo.
“Seis horas da manhã, 6h30, acordei-me bruscamente e depois deitei-me novamente, mas não entendi por quê. Aquela hora foi a mesma hora do acidente. Exatamente 10h30”, conta.
Encontramos Cláudia em São Paulo, ainda sob o impacto das emoções dos últimos dias: a dor pela tragédia e a felicidade de estar viva e poder voltar pra casa, ao encontro do marido e dos filhos, de sete e dois anos.
“Estou muito ansiosa para encontrar a minha família cada vez mais”, conta.
Pode ser um atraso, a antecipação de um voo ou até mesmo um cancelamento de última hora. São situações inesperadas que fizeram toda a diferença para quem escapou de tragédias aéreas.
Em setembro de 2006, Gelson Azevedo foi a Manaus dar uma palestra. Estava com a passagem marcada para voltar a Brasília na sexta-feira, no voo 1907 da Gol.
“A organização do congresso, já no aeroporto, me perguntou se eu poderia antecipar o horário da palestra, de 15h para as 10h. Eu disse puxa, mas com isso eu posso voltar na própria quinta”, destaca o juiz aposentado Gelson Azevedo.
Gelson antecipou a volta e trocou a passagem para um dia antes, e, sem saber, salvou a própria vida. O Boeing em que Gelson embarcaria foi atingido na asa por outro avião, um jato executivo Legacy, com seis pessoas a bordo. O Legacy seguia para os Estados Unidos e conseguiu pousar na Base Aérea do Cachimbo, no sul do Pará. O avião da Gol caiu no meio da Floresta Amazônica, em Mato Grosso, com 154 pessoas a bordo. Ninguém sobreviveu.
“Ainda me emociona a lembrança do que poderia ter acontecido comigo e o que aconteceu com os outros inocentemente lá”, conta o aposentado.
E o que dizer de um homem que sempre foi pontual, mas que um dia se atrasa?  Em 31 de outubro de 96, o advogado Rubens Serra correu para embarcar no voo da TAM, que seguiria de São Paulo para o Rio de Janeiro.
Fantástico: Quando você chegou no balcão do check-in, o que falaram pra você?
Rubens Serra: Que eles já tinham iniciado o atendimento da lista de espera, e que eu tinha chegado 4 ou 5 minutos e que...
Fantástico: Atrasado....
Rubens Serra: É, que eu tinha chegado atrasado e que infelizmente não iam poder me atender, porque existia uma fila enorme de pessoas querendo embarcar para o Rio naquele dia, então eu fiquei fora do voo.
Fantástico: E qual foi a tua reação?
Rubens Serra: Eu fiquei muito bravo.
Segundos depois de decolar do Aeroporto de Congonhas, o Fokker 100 da TAM caiu sobre um bairro residencial. Noventa e nove pessoas morreram.
Fantástico: Mas por que naquele dia você então se atrasou? Porque fez o contrário?
Rubens Serra: Eu dei uma parada no meu escritório, não me pergunte por quê. Não precisava parar.
Fantástico: Você nunca tinha feito isso?
Rubens Serra: Não. Nunca.
O atraso de Rubens fez com que alguém embarcasse no lugar dele.
Fantástico: Como você explica isso, Rubens? A que você atribui isso?
Rubens Serra: Deus. Deus, não tenha dúvida.
E esta não foi a única vez que Rubens escapou da morte. Em 2007, ele tinha um compromisso em Porto Alegre. A volta para São Paulo estava marcada para o dia 17 de julho, no voo 3054 da Tam. Ao pousar em Congonhas, o avião acelerou, ultrapassou a cabeceira da pista e a avenida e se chocou contra um depósito da empresa. Todas as 187 pessoas a bordo e mais 12 em solo morreram.
Rubens Serra: Na hora em que eu fiquei sabendo que era o voo que eu tinha adiado por conta de um amigo cliente que tinha cancelado a reunião um dia antes, e eu vi que era de Porto Alegre, eu falei: ‘Epa. Estou gastando das sete vidas, duas já foram’.
Fantástico: Quando você viu que o voo era de Porto Alegre, você sabia que era aquele em que você embarcaria?
Rubens Serra: Tinha certeza absoluta.
Fantástico: Você conferiu o bilhete?
Rubens Serra: Conferi o bilhete.
Sorte? Destino? Casualidade? É difícil encontrar uma explicação para essas "segundas chances".
“Se tudo tivesse dado certo, eu não estaria te dando essa entrevista aqui hoje”, diz Rubens.
“O destino, a vida mesmo, pode colocar qualquer palavra”, conta Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário