Powered By Blogger

terça-feira, 6 de outubro de 2015

VÍDEO MOSTRA MOMENTO EM QUE NAVIO COM 5 MIL BOIS TOMBA EM PORTO DO PARÁ.


Embarcação com bandeira libanesa seguia para a Venezuela. 
Capitania dos Portos vai instaurar inquérito para investigar causa do incidente.

Do G1 PA
Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o momento em que o navio de bandeira libanesa Haidar começou a tombar no cais do porto de Vila do Conde, em Barcarena, nordeste do Pará, nesta terça-feira (6). O navio carregava cerca de 5 mil bois vivos (veja o vídeo acima).
Na tentativa de se salvar, muitos animais subiram na lateral da embarcação que estava parcialmente submersa. A Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros tentou resgatar alguns bois que sobreviveram. Ainda não há informações oficiais sobre mortes de animais e pessoas ou de poluição do meio hídrico.
A carga era de propriedade da Minerva Foods e, de acordo com a Companhia Docas do Pará (CDP), a embarcação teria como destino a Venezuela. A empresa informou, em nota, que não há registro de pessoas feridas em decorrência do acidente.
O naufrágio ocorreu no início desta manhã, duas horas depois do navio ter tombado. A Capitania dos Portos informou que ainda não se sabe a causa do acidente e que vai instaurar um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação, com prazo de conclusão de 90 dias.

 A Minerva Foods informou que irá aguardar a apuração oficial das autoridades portuárias sobre as causas do acidente. Segundo a empresa, após o embarque do gado, a responsabilidade pela carga é da empresa contratada para o transporte.
Bois correm risco de morrer afogados após naufrágio (Foto: Renato Pereira / Arquivo Pessoal)Bois correm risco de morrer afogados após naufrágio (Foto: Renato Pereira / Arquivo Pessoal)
População retira os bois
Quando a embarcação começou a tombar, muitos moradores começaram a deixar a praia de vila do Conde para ir em direção ao Porto. Pequenas embarcações foram rumo ao navio e retiraram alguns bois que estavam boiando na água. Os animais estariam sendo partilhados com a comunidade.
A Prefeitura de Barcarena foi para o local com equipes das polícias ambiental e militar e também da Defesa de Higiene para tentar controlar a retirada dos animais.
Em outras imagens é possível ver os moradores da área em embarcações tentando pegar os bois que boiavam na área.
Em nota, a Capitania dos Portos informou que uma equipe do grupo de vistoria e inspeção foi enviada ao porto da Vila do Conde para coletar informações preliminares, que devem ajudar a apurar o acidente.
Cerca de 5 mil bois estavam na embarcação que afundou.  (Foto: Renato Pereira/ Arquivo pessoal)Cerca de 5 mil bois estavam na embarcação que afundou (Foto: Renato Pereira/ Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário