O Ministério da Saúde registrou em 2012 mais de 10 milhões de envios de cartas aos usuários do SUS. Nessas cartas, os usuários podem avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas. A ferramenta CARTA SUS, criada em novembro de 2011, é distribuída mensalmente pelos Correios, com porte pago, e traz dados do cidadão, como a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo tratamento. O diretor do departamento de Ouvidoria do SUS, Luis Carlos Bolzan, explica que o usuário pode conferir se essas informações estão corretas e ainda verificar se correspondem ao serviço prestado de fato e ao custo total do atendimento.
" Esses pontos são recebidos por nós de novo quando ele nos envia o cartão resposta ao Ministerio da Saúde de volta, para que nós possamos avaliar essas questões. Além disso, temos uma outra forma de avaliação que é através das manifestações que eles fazem para nós espontaneamente. A medida que eles recebem uma carta, eles vão avaliar as informações sobre a internação deles para ver se correspondeu com o que aconteceu de verdade. "
Caso o usuário do SUS encontre na carta informações que não correspondem com o que aconteceu de fato durante o período de internação, o Ministério da Saúde autoriza a abertura de processos de auditoria para verificar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verba pública. O diretor do departamento de Ouvidoria do SUS , Luis Carlos Bolzan, reforça a importância da CARTA SUS para garantir a transparência da gestão do Sistema Único de Saude :
" A carta constitui em um instrumento para qualificar esse controle social, para garantir essa transparência da gestão do SUS para a população brasileira e também para qualificar o acesso da população brasileira no Sistema Único de Saude. Esses são os nossos objetivos."
O usuário do SUS pode avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas pelo correio, sem custo, pelo número 136 ou ainda pela internet. O endereço é www.saude.gov.br/ouvidoria.
Débora Rocha
Fonte: Agência do Rádio/jardim das oliveiras blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário