Powered By Blogger

sábado, 15 de março de 2014

COM AJUDA DOS AMIGOS JOVEM PERDE 40 KG GANHA CORAÇÃO DE ATLETA.


Com acompanhamento médico, Salomão saiu dos 139 kg para os 99 kg.
O recifense de 24 anos reeducou a dieta e passou a fazer exercício físico.


Do G1, em São Paulo/JOCC

Foto registra Salomão, com 139 kg, com o primeiro prato de salada da mudança (Foto: Arquivo pessoal/Salomão Cunha Lima)Foto mostra Salomão, com 139 kg, com o primeiro
prato de salada da mudança (Foto: Arquivo
pessoal/Salomão Cunha Lima)
Dizem que quem tem amigos, tem tudo. E para o jovem Salomão Cunha Lima, de 24 anos, isso é ainda mais verdadeiro – foi com a ajuda e incentivo dos amigos que ele deu o primeiro passo para sair dos 139 kg.
“Eles me deram um toque e disseram que eu tinha que mudar minha vida. Um deles era fisioterapeuta e a mãe era médica, então eles me ajudaram muito”, lembra o recifense, que atualmente mora em São Paulo.
Salomão chegou a esse peso aos 22 anos de idade, após uma vida de maus hábitos alimentares e sedentarismo. “Minha alimentação sempre foi desregrada, o que naturalmente me tornou obeso”, avalia.
Para emagrecer, ele já havia tentando as dietas mais radicais, mas nada dava certo e o peso sempre voltava em dobro. “Emagrecia rápido e engordava tudo de novo. Essas dietas não me ajudariam a atingir meu objetivo, então chegou um momento em que me cansei delas”, conta.

Decidido a mudar o estilo de vida e perder peso da maneira correta e saudável, o jovem foi ao médico, fez exames e começou a mudança. “Descobri que a dieta começa no mercado, então comecei a fazer minhas compras e a só levar o que seria útil e saudável para minha vida”, lembra. Entre as opções no carrinho de compras estavam as frutas, carnes magras, alimentos integrais, salada e diversos outros alimentos leves que, até então, passavam longe do cardápio do recifense. “Uma coisa que me ajudou foi começar a tirar fotos do que eu comia. Depois, eu analisava o que era ou não saudável”, lembra.
Após tentar diversas dietas radicais, ele finalmente conseguiu manter o peso; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Salomão Cunha Lima)Após tentar diversas dietas radicais, ele finalmente conseguiu manter o peso; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Salomão Cunha Lima)
Apesar da dificuldade em iniciar um novo hábito alimentar, Salomão conta que, em certo momento, passou a se acostumar. “Foi complicado parar de comer fritura, mas como eu fiz uma reeducação, hoje é algo natural. Se eu vejo um bacon, por exemplo, já me sinto mal porque é algo que meu corpo naturalmente já não aguenta mais comer”, analisa.
Junto com a reeducação alimentar, ele começou também a se arriscar na caminhada e corrida com os amigos no Parque Ibirapuera, Zona Sul da capital paulista. “A motivação das pessoas e a paisagem me ajudaram e me levaram a ter uma vida mais ativa”, acredita. No início, o jovem conseguia correr apenas 200 metros, mas com o tempo, ele foi cada vez mais superando seus limites até conseguir dar uma volta inteira no parque.
“Nunca gostei de exercício porque era muito afobado e queria fazer tudo rápido. Então, tive que aprender a controlar minha ansiedade e a fazer tudo devagar, mas sempre me esforçando um pouco a mais”, lembra. Em janeiro de 2014, ele superou mais um desafio e conseguiu terminar uma prova de corrida de rua de 6 km sem parar. “Hoje a atividade física é minha nova droga. Antes, eu controlava a ansiedade com gordura e hoje é com o exercício. Se não faço, fico irritado, ansioso e até com as pernas trêmulas, como uma abstinência”, brinca.
Minhas taxas nos exames diminuíram. Fora isso, ao fazer o teste ergométrico, o médico disse que tenho um coração de atleta, então fiquei muito satisfeito"
Salomão Cunha Lima
Depois de dois anos mantendo os novos hábitos, Salomão chegou aos 99 kg, 40 kg a menos do que tinha antes, e começou a colher todos os frutos de sua mudança.
“Minhas taxas nos exames diminuíram. Fora isso, ao fazer o teste ergométrico, o médico disse que tenho um coração de atleta, então fiquei muito satisfeito”, conta.
Além da melhora na saúde, o recifense passou a perceber mudanças também na sua autoestima. “Parei de me pesar porque queria começar a ver o resultado no corpo, queria me olhar no espelho e gostar cada vez mais de mim. Hoje eu me sinto bem comigo mesmo”, defende.
Atualmente, Salomão deixou de ser um seguidor e passou a ser um exemplo não só para os amigos, mas para diversas outras pessoas. “Tenho um amigo acima do peso e hoje quem o ajuda sou eu. Virou uma corrente. Se eu consigo, também quero que todo mundo consiga”, defende. Ele ainda quer perder mais 10 kg, mas diz que já se sente extremamente satisfeito com o resultado que conseguiu até agora. “Ainda falta muito, mas comparado ao que já fui, hoje me sinto melhor. Nunca mais vou voltar ao meu estilo de vida e me policio todos os dias para isso. Quero esquecer do Salomão, agora eu sou o Salominho”, conclui, feliz.
Com 40 kg, Salomão diz que virou o 'Salominho'; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Salomão Cunha Lima)Com menos 40 kg, Salomão diz que virou o 'Salominho'; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Salomão Cunha Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário