Segundo assessoria da Panini, marca avaliará caso a caso.
Custo de envio de cromos será pago com pacotes extras, diz colecionador.
O estudante Matheus Aranda da Gama, de 19 anos, colecionador de álbuns de figurinhas da Copa do Mundo desde 1998, se surpreendeu com o livro ilustrado de 2014. Além dos estádios, mascotes, brasões dos times e jogadores, a marca acrescentou cromos das marcas patrocinadoras. Ele contou ao G1, na manhã desta sexta-feira (11), que a Panini, grupo editorial responsável pelo álbum, já se comprometeu com a substituição das figurinhas de publicidade pelas "normais" e que prometeu enviar pacotes extras como compensação pelo custo do envio.
“Comecei a colecionar com meu pai em 1998. De lá pra cá, tenho dois álbuns completos de cada Copa. Nesse álbum, a Panini realmente exagerou nas propagandas, porém, nesta terça [8] mandei um email pra eles e eles me pediram pra enviar as figurinhas de patrocínio que eles me enviariam figurinhas normais de volta e alguns pacotinhos de compensação pelo custo do envio. Já mandei as figurinhas e estou aguardando o envio da parte da Panini”, contou o morador do Rio de Janeiro.
O G1 tentou contato com a presidência da Panini nesta quinta (10) e sexta-feiras (11), no entanto, não conseguiu retorno. Após relatar o caso de Matheus Aranda, a assessoria informou que a empresa irá atender caso a caso, que a troca é uma das opções para os consumidores insatisfeitos e que faz parte do atendimento.
Em comunicado oficial enviado nesta quinta, a empresa disse que “as figurinhas dos apoiadores institucionais do álbum fazem parte integrante do álbum e coloca à disposição o serviço de atendimento ao cliente para qualquer demanda do colecionados que se sentirem lesado por meio do email atendimento.cliente@panini.com.br”.
Sem valor de troca
Para Qaiq Alves, de 19 anos, a insatisfação dos cromos com propaganda está diretamente relacionada à falta de valor que estas figurinhas têm na hora da troca, interatividade que agrada e atrai os colecionadores.
Para Qaiq Alves, de 19 anos, a insatisfação dos cromos com propaganda está diretamente relacionada à falta de valor que estas figurinhas têm na hora da troca, interatividade que agrada e atrai os colecionadores.
“Esses cromos não têm valor para troca e vão ficar ‘encalhados’ junto às repetidas. As pessoas não querem cromos de marcas, e sim Cristiano Ronaldo, Neymar e cia. Se tais estivessem vindo como uma 6ª figurinha, seria uma surpresa de haver uma a mais no pacote. A frustração vem justamente neste ponto. Nós, colecionadores, queremos pagar por cromos de jogadores, não de empresas e campanhas publicitárias”, reclamou.
Danilo Doro, de 24 anos, é outro colecionadar que não ficou satisfeito com as propagandas. Segundo o morador de Ilha Solteira, em São Paulo, ele também se incomoda com o fato de elas terem vindo no lugar de outras que “valem”.
“O que realmente me chateia não são vê-las estampadas no álbum, pois não ligo. O que realmente me incomoda é vir figurinhas de propagandas, já que está vindo no lugar de uma que realmente 'vale'. Sobre mandar para a Panini as figurinhas de propaganda para trocá-las, não irei fazer, pois o tempo e os custos de envio para mim não compensam”, contou.
O sergipano de Aracaju, Ennio Oliveira, de 31 anos, também não ficou contente com os cromos. De acordo com ele, todos os envelopes que comprou até 13h desta sexta vieram com figurinhas de patrocinadores.
“As figurinhas com propaganda particularmente não gostei, pois acho que não tem nada haver, mas compreendo comercialmente falando, pois vivemos num mundo capitalista. Então, se a marca paga e sabe que milhões de pessoas vão ver, é um investimento. Já peguei todas com patrocínio, mas não entrei em contato”, disse.
O colecionador Fernando Todesco, de 20 anos, morador de Presidente Prudente, em São Paulo, discordou. Para ele, que já completou os álbuns das duas últimas Copas, a publicidade nos cromos não atrapalha.
"Essa questão da reclamação dos patrocínios para mim não é válida. A jogada de usar a figurinhas para completar a propaganda é fantástica, já que a propaganda não fica 'jogada' no álbum, há um relação do álbum para com as propagandas. Na minha opinião, o pessoal reclama demais das coisas", disse.
Álbum em português
A paulistana de 25 anos, Aline de Nadai, achou que o álbum em geral é muito bacana, porém, ela esperava que o livro de ilustrações fosse escrito em português.
A paulistana de 25 anos, Aline de Nadai, achou que o álbum em geral é muito bacana, porém, ela esperava que o livro de ilustrações fosse escrito em português.
“Toda Copa eu compro o álbum. Acho que é o mais chama a atenção de todas as faixas etárias, por isso, acho bacana. Como a Copa é no Brasil, deveria estar escrito o nome das seleções no álbum primeiramente e em letra maior em português”, afirmou.
A Panini explicou que o álbum é igual a todos das outras edições, cujo idioma padrão é inglês. Ainda de acordo com a empresa, os nomes dos países são escritos em dez línguas e o álbum foi feito para todo o mundo.
Para a professora Vanessa Sancar, de 35 anos, o que a deixou receosa foram as convocações. Ela questionou se os jogadores serão os mesmos mostrados no álbum e afirmou que esperava mais da publicação por se tratar de uma Copa do Mundo no Brasil.
“Na Brasileira, por exemplo, o Robinho é um nome que eu acho que não estará na convocação do Felipão. Quanto às figurinhas com propaganda, achei meio exagerado para um álbum. Quando vi pela primeira vez, achei feio, não aprovei. Já tenho dois de uma marca, um de outra e três de uma terceira. Gostaria sim de um álbum melhor porque a Copa é no Brasil. Talvez mais especial, com promoções e menos merchandise”, declarou a moradora do Rio, que acrescentou que não pretende pedir a troca dos cromos. “Acho também que eles não farão outras edições”.
"A minha maior queixa é em relação aos jogadores, há atletas que não tem a mínima chance de ir ao Mundial e estão presentes no álbum, um exemplo claro é a presença de Robinho no álbum, ao invés do Jô, por exemplo, já que o segundo é figura muito mais atuante na Seleção Brasileira. Sem contar os atletas que estão machucados e que já sabemos que não vão à copa, como o Jack Wilshere, da Inglaterra", concordou Fernando Todesco.
Capa dura agrada, qualidade nem tanto
Para a maioria dos colecionadores que o G1 conversou, a versão do álbum em capa dura, novidade na edição de 2014, agradou.
Para a maioria dos colecionadores que o G1 conversou, a versão do álbum em capa dura, novidade na edição de 2014, agradou.
“O que mais me agradou esse ano foi o lançamento do álbum de capa dura. Tenho os álbuns de 1998 para cá e com o passar do tempo, mesmo eu cuidando bem deles, acabaram ficado com algumas "orelhas" e algumas páginas soltaram. Com esse de capa dura e com folhas de melhor qualidade, com certeza não terei mais problemas para guardar esse álbum por muitos anos”, disse Matheus Aranda.
“O desse ano achei um pouco abaixo por que, por exemplo, os estádios como ainda não estão prontos, as figurinhas mostram eles em obras ainda. O mais legal de tudo é que como faço trocas via correios, acabo fazendo amizade com pessoas do Brasil todo”, confessou Ennio Oliveira.
A empresa alegou ainda que “as 32 seleções mundiais com suas 19 figurinhas cada e os parceiros promocionais com suas nove figuras institucionais, além das figurinhas de estádio, mascote, bola oficial da competição e troféu, formam o álbum oficial da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014”. A Panini ressaltou que “o álbum não estará completo sem qualquer uma das 649 figurinhas e isso justifica a inclusão de todas as figurinhas no envelope de forma uniforme”.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=411712504503451798
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